Morador recebe cadeira de rodas motorizada

02/12/2014 - 0:00
Morador recebe cadeira de rodas motorizada

O morador do Condomínio São Marcos Baviera, Cosme Neves Ramos, 63 anos, terá uma rotina diferente com a nova cadeira de rodas motorizada que recebeu por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, com recursos do Fundo Social de Solidariedade.

A entrega foi acompanhada pelo prefeito Prefeito, no sábado (29/11), junto com a  secretária de Assistência Social, Roberta dos Santos, que passou as orientações ao munícipe. As demandas por cadeiras chegam via Centro de Referência de Assistência Social (Cras), sob prescrição médica, para realização do atendimento social.

“Agora o senhor poderá sair pilotando a cadeira para cumprir seus compromissos”, disse Prefeito.

Cosme relatou ao prefeito a necessidade de ter o equipamento com motor para melhorar sua mobilidade. Com a aquisição, se locomoverá pelas calçadas e fará  embarque no transporte coletivo com mais facilidade. Com a atual cadeira ele tem dificuldades de empurrá-la em ladeiras e depende do auxílio de populares.

De quebra, sua esposa, Maria Vanda Soares, também será beneficiada, pois sofre com dores e desconfortos nas pernas e coluna, por ter que conduzir o marido pelas alamedas quando saem juntos.

“Só saio de casa em caso de precisão e a cadeira tradicional é muito pesada, mas agora vou retomar até minhas sessões de fisioterapia que eu havia parado”, declarou.

A cadeira motorizada é movida à bateria, recarregável em tomada elétrica. Ela possui interruptor de energia, medidor e controle de velocidade (máxima de 7km/h), freio, barra de leme (comanda direção), buzina e indicador de energia.

Vítima de um atropelamento em 2001, Cosme pedalava pela rua quando sua bicicleta foi atingida, por trás, por um veículo que não lhe prestou socorro. Ele ficou 16 dias em coma. Por consequência, foi lesionado na coluna, vísceras e pernas e acabou ficando com muitas limitações físicas e impedido de caminhar.