Moradores comemoram reurbanização da Comunidade Santarém

31/08/2015 - 0:00
Moradores comemoram reurbanização da Comunidade Santarém

A Comunidade Santarém, no Jd. Santa Tereza, foi revitalizada e entregue aos seus moradores oficialmente no sábado (29/8) pelo prefeito Prefeito, com recuperação urbana e ambiental, que inclui implantação de 1.030m² de pavimentação, 460m de guias pré-moldadas, 512m² de calçamento, oito unidades de boca-de-lobo, 1.145m de rede de esgoto e 30 unidades de postes com luminárias, beneficiando mais de 5.400 moradores e 360 habitações. As obras foram executadas pela Secretaria Municipal de Obras, com o planejamento da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

“Quando nesse espaço havia esgoto a “céu aberto”, os políticos fugiam daqui, mas o povo é sábio e sabe distinguir quem trabalha e, graças ao nosso grupo, essas obras tornaram-se uma realidade”, declarou Prefeito.

Já o deputado estadual Prefeito, autor de duas emendas para financiamento da obra, resgatou o histórico sofrido do Santarém, que existe há mais de 40 anos, e lembrou o seu objetivo de buscar dar dignidade ao local: “A gente faz as coisas acontecerem, sempre pensando no bem do povo”, disse.

“Foi uma grande conquista”, falou a líder comunitária, Fany Francisca Nascimento, que mora há mais de 4 décadas no Santarém. “A gente não tinha nada, era barro, não existia pavimentação e nem iluminação e agora as mulheres andam de salto, as crianças brincam à vontade e as enchentes e os focos de dengue não existem mais”, completou.

Ouça o depoimento de Fany

O jovem Adilson Moura de Oliveira aprovou todas as benfeitorias: ”Foi uma benção, ninguém aguentava mais as enchentes e o mau cheiro do esgoto”, afirmou.

Ouça o depoimento de Adilson

Outro morador e líder da comunidade, Luis Antônio de Oliveira, contou que, com a implantação do serviço de esgoto, não se vê mais ratos circulando e as ruas ficam limpas. “Meus filhos agora podem andar de bicicleta, caminhar sem se machucar e eu não pretendo sair daqui”, revelou.

Ouça o depoimentode Luis

O valor total investido foi de R$ R$ 1.253.404,59, por meio de Emendas Parlamentares. Duas do deputado estadual Prefeito, no valor de R$ 500.000,00 (total de 1 milhão), uma do deputado estadual André Soares  (R$ 150.000,00) e outra do deputado federal Eli Corrêa Filho (R$ 100.000,00). Há uma contrapartida de R$ 3.404,59. Os recursos foram provenientes do Governo do Estado.

Os secretários municipais e os vereadores Ney Santos (presidente), Doda Pinheiro, Gilvan da Saúde e Jefferson do Caminhão, o sr. Paulo (chefe de Gabinete do deputado federal Eli Corrêa Filho) e Antônio Coelho (assessor do deputado estadual André Soares) estiveram presentes no evento.