Moradores e autoridades cobram Sabesp em audiência pública

17/03/2014 - 0:00
Moradores e autoridades cobram Sabesp em audiência pública

A Sabesp já faz racionamento informal de água em Embu das Artes e região e as reclamações pela falta de água são recorrentes. Para tratar deste e de outros assuntos,  autoridades, moradores e vereadores se reuniram com e representantes da Sabesp no dia 13/3, na Câmara Municipal, e realizaram  audiência pública para discutir melhorias na rede de esgoto e abastecimento da cidade. Muitas reclamações sobre esgotos a céu aberto e ruas recém asfaltadas pela prefeitura e que foram quebradas por obras da companhia de abastecimento foram apresentadas pela população.

Para tratar sobre o plano de saneamento e o convênio Tapa-Buraco na cidade, o prefeito Prefeito se reunirá  na sede da Sabesp com a presidente da distribuidora Dilma Penna ainda este mês.

Doda Pinheiro, presidente da Câmara, abriu a audiência agradecendo a presença de todos. Ele mostrou imagens do esgoto em diversos pontos da cidade e questionou a falta de planejamento da Sabesp. Segundo Doda, há quantos anos, Estado não apresenta um plano de construção de um reservatório em Embu das Artes, o que poderia  resolver os problemas com o racionamento.  Além disso, criticou os serviços prestados pela construtora Construtami, contratada pela Sabesp para executar serviços nas ruas: “Visitamos mais de 30 ruas na cidade e encontramos irregularidades em diversas delas. No Pq. Fernanda, para exemplificar, o esgoto está retornando para dentro das casas em dias de chuva. Esses serviços estão muito mal feitos. A Construtami não está sendo fiscalizada. A Sabesp vai ficar até quando na mão dessa construtora? Quebrem logo esse contrato. O povo de Embu das Artes não merece passar por essa tortura”.

Os vereadores Jabá do Depósito, Rosana do Artur, Jeferson do Caminhão, Júlio Campanha, Clidão do Táxi, Gilson Oliveira, Carlinhos do Embu, Ney Santos e João Leite também relataram problemas em vários pontos da cidade.

Moradores indignados

Quando a palavra foi passada aos munícipes, ao menos 10 pessoas relataram problemas muito parecidos. Juninho Júnior, morador do Santo Eduardo, levantou a questão do sucateamento da Sabesp, pois não há investimentos. “Dinheiro tem, mas não é usado por falta de vontade política. Ampliar o sistema de abastecimento é o mínimo que esperamos”.

“A rede de esgoto está sempre entupindo. Falta gerenciamento nos serviços, mas a conta sempre chega”. Marcão do Vista Alegre.

“O esgoto corre a céu aberto há mais de 30 anos. O problema nunca é resolvido, apesar de diversas reuniões já terem sido feitas”. Gerson, Pq. Pirajuçara.

“Sinto-me revoltado com a questão do esgoto. A Sabesp tem culpa, mas todos têm que fiscalizar”. José Terceiro, Jd. do Colégio.

Soluções

A equipe da Sabesp, formada pelo gerente de Departamento – UGR Guarapiranga, Cristóvão J. Silva, e pelos gerentes de Divisão José Jusciê Uchôa Costa, Dirlene Palma Gomes, Ricardo Barros Cunha e Hélio da Costa, ouviu todas as reclamações e informou que  a distribuidora está realizando obras em diversos pontos da cidade. No entanto, culpou a empresa contratada pelos péssimos serviços e demora do reparo. “Infelizmente, estamos nas mãos de uma empresa contratada, uma terceirizada, que realmente nesse momento está deixando muito a desejar”. Ele afirmou que a Sabesp vai romper o contrato com a Construtami e disse que Embu tem um pacote de obras muito bem estruturado e encaminhado, para resolver todo o problema de abastecimento do município. “Acredito que em 30 ou 40 dias, a empresa vai conseguir deixar os serviços na qualidade e no padrão que a Sabesp preza: “Temos um contrato que deverá ser cumprido até 2018.”

Quanto ao abastecimento, segundo a distribuidora, uma obra será iniciada ainda no mês de março, próximo à Régis Bittencourt, e que ajudará o abastecimento da região.Também existe o plano de obra de um reservatório que beneficiará a região e será realizado até 2015.

“É bom que tenhamos audiências públicas. Estamos articulando uma reunião com a Sabesp pra monitorar todo o plano de saneamento na cidade”, disse o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Geraldo Juncal, que participou da reunião, representando o Governo Municipal, juntamente com o secretário de Obras, Nelson Pedroso.

Segundo o presidente da Câmara, um documento com toda a tratativa da reunião será encaminhado para a Sabesp com o intuito de agilizar os prazos de obras na cidade.