Natal sem Fome: solidariedade para mais de 1.400 famílias

17/12/2015 - 0:00
Natal sem Fome: solidariedade para mais de 1.400 famílias

A Prefeitura de Embu das Artes, através da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional e do Fundo Social de Solidariedade, abriu a semana de entregas das cestas de alimentos da Campanha Natal Sem Fome 2015, que beneficiará em torno de 1.400 famílias cadastradas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

No dia 16/12, o prefeito Prefeito e a primeira dama e presidente do Fundo Social, Daniela Santos de Almeida Brito, participaram de uma das entregas na Associação de Moradores do Jd. São Marcos, onde 87 famílias foram beneficiadas: “Para algumas pessoas, essa cesta básica não tem muita importância. Mas só quem já passou fome, já passou dificuldades na vida sabe o valor que tem esse alimento”, disse o prefeito.

Ele lembrou ainda do projeto do Restaurante Popular, que permite às pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, estudantes, idosos e aos que se alimentam fora de casa, o acesso a uma alimentação saudável, mantendo o equilíbrio entre os nutrientes na mesma refeição, elaborada dentro dos padrões das boas práticas e de baixo custo: “E teve dono de restaurante chique no centro da cidade que fez abaixo-assinado para que eu não abrisse o restaurante, pois o povo iria encher o centro da cidade. Claro que não aceitei, a cidade toda é do povo”, falou.

Até agora, quase 800 cestas foram entregues. Antônia Alves do Nascimento, mora há 40 anos no Jd. Santa Clara, e se sente agradecida por receber o auxílio: “Já faz um tempo que eu pego, isso ajuda demais minha família, e ainda mais agora no Natal. Agradeço muito”.

“Isso é uma benção de Deus. Essa é a primeira vez que pego a cesta no Natal e vai ajudar muito minha família”, falou Maria Antônia Sousa Pinto, moradora do Jd. São Marcos há 40 anos. Eliza Pereira dos Santos também mora no São Marcos e recebeu a cesta para auxiliar na alimentação de três netos que moram com ela: “Perdi a minha filha, mãe das crianças, e sei das dificuldades que passo. Vai ajudar demais”, contou.

“Já pego essas cestas há três anos, pois o trabalho para mim está muito difícil. É uma ajuda muito grande para todos lá de casa. Agradeço muito”, disse Valdeci Anastácio, moradora do bairro Moinho Velho.

Willian Limeira Alicate mora no Jd. Santa Luzia desde que nasceu. Hoje, casado e com uma filha pequena, está em busca de uma nova oportunidade de trabalho. Enquanto isso, recebe o auxílio da cesta: “Isso tem ajudado muito minha família. Espero poder, em breve, acertar um novo trabalho e liberar esse auxílio para uma outra família que esteja precisando”, disse.

Com o objetivo de levar alimentos para a mesa do maior número de moradores da cidade em situação de risco alimentar e resgatando o espírito do Natal com um ato de solidariedade, a Campanha Natal Sem Fome é realizada desde 2001 em Embu das Artes. Em 2014, 7 toneladas de alimentos foram arrecadados. Este ano, a campanha angariou 8.415 quilos de alimentos.