Obra de Conjunto Habitacional é iniciada com construção de alojamentos

11/01/2010 - 0:00
Obra de Conjunto Habitacional é iniciada com construção de alojamentos

Cinco famílias se mudaram no último dia 06 para alojamentos provisórios na região do Jardim Santarém / Servidão, em cima do túnel do Rodoanel. Outras duas unidades provisórias estão em acabamento, e receberão mais duas famílias nos próximos dias, ao passo que outras 23 unidades serão construídas para receber moradores da região, que serão removidos para a construção das unidades habitacionais.

As famílias, que estavam na casa de parentes, são oriundas de área no começo da Rua da Servidão, que desbarrancou e foi interditada no final de outubro. 16 famílias optaram por continuar na região, condenada pela Defesa Civil. Outras 11 famílias estão em saída da área, e deverão ir para os conjuntos habitacionais que serão construídos na região.

José Anailton, de uma das famílias que foram para os alojamentos provisórios, contou que estavam muito preocupados, antes do acidente, pela região onde moravam ser área de risco: “Sempre que chovia a gente não dormia, e quando eu ia trabalhar ligava em casa, preocupado. Quando começaram a cair os barracos, saímos com as crianças. Hoje a gente está contente, a condição é boa, em vista de onde a gente estava não tem nem comparação”. Anailton, a esposa e três filhos receberam um alojamento de cerca de 25 m2.

A previsão é de que os conjuntos habitacionais sejam entregues em cerca de um ano e oito meses, e serão construídos ao longo da Rua da Servidão. As famílias alojadas recebem infra-estrutura básica, pela qual se comprometem a zelar. A prefeitura irá demolir as casas desocupadas.

Evaristo Carlos da Silva Filho, presidente da Associação de Moradores do Jardim Santarém, acompanhou a retirada das famílias da área de risco em 26/10/09, feita pela Defesa Civil. A Associação acompanhará as remoções atuais, e representa as famílias no diálogo com a administração municipal.

O conjunto habitacional

Com entrega prevista para o segundo semestre de 2011, o conjunto habitacional, composto por prédios de três andares, terá 114 unidades de dois dormitórios. As obras terão início assim que a preparação do terreno, com drenagem da área e remoção das famílias, for terminada, e fazem parte das ações do PAC destinadas à região do Jardim Vista Alegre.