Parque Rizzo: atividades físicas e lazer gratuitos na cidade

17/09/2015 - 0:00
Parque Rizzo: atividades físicas e lazer gratuitos na cidade
Acessibilidade

A maioria das pessoas já sabe que o Parque Francisco Rizzo é o espaço verde da cidade para quem busca lazer e pratica atividades físicas.  Mas o que pouca gente sabe é que o parque tem uma programação de atividades diversas para quem quer uma vida saudável ou que aprecia música, cultura e artesanato.
De segunda a segunda, os freqüentadores podem fazer aulas de zumba, aeróbica, dança sertaneja, lian gong, tai chi chuan, dança de salão, biodança, capoeira, violão dentre outras, tudo gratuito.
Além da programação fixa, o parque conta com diversos eventos em sua programação. De 25 a 27/9, acontece o 12º Festival de Flores e Plantas, realizado pela Secretaria de Turismo,  que permite ao visitante conhecer e comprar inúmeras espécies de flores, plantas e orquídeas, ver vários trabalhos de paisagismo, participar de oficinas, divertir-se com atrações musicais, produção de obras de arte e atividades recreativas para crianças e contar com um variado cardápio de comidas feitas por chefs profissionais em 25 tendas de alimentação.
Também no domingo, 27/9, outro encontro tradicional tem sua largada às 8 horas em frente ao parque: é o Trilhapé 2015, caminhada de 8 quilômetros por estradas vicinais, onde é possível apreciar resquícios de Mata Atlântica. É necessário realizar a inscrição com antecedência pelo telefone: (11) 997985761 ou pelo e-mail patriciadecampos@bol.com.br .
Vale se programar também para o 2º Encontro Místico de Embu das Artes, de 13 a 15/11, que vai trazer o oráculo das runas, leitura na borra de café, quiromancia, tarô, dança cigana, artesanato e muito esoterismo. 

Confira a programação fixa:

Segunda-feira
7h30  –  Ginástica aeróbica (treinamento dinâmico com movimentos rítmicos )
8h – Tai Chi Chuan  (arte milenar chinesa de realizar movimentos lentamente como sistema de exercícios de relaxamento e meditação)
13h30 – Oficina de Customização (personalização ou adaptação de roupas e objetos)
15h – Terapia Comunitária (reuniões que estimulam e proporcionam o crescimento individual, além de conscientizar cada um da sua responsabilidade como cidadão)

Terça- Feira
14h30 –  Cantando pela Vida (músicas e reflexões sobre os temas de auto-cuidado e meio ambiente saudável)
15h30 – Dança Circular (auxiliar nos processos de relaxamento e cura)
19h45 – Zumba (dança inspirada em ritmos latinos)

Quarta-feira
7h30  –  Ginástica aeróbica
7h30 – Lian Gong (prática corporal oriental que integra a tradição milenar das artes corporais chinesas aos modernos conhecimentos da medicina ocidental)
8h45 – Caminhada
9h – Projeto de Trabalho e Geração de Renda Uniart (projeto de trabalho que segue os princípios da economia solidária)
9h30 – Oficinas de Biodança (indução à vivências integradoras por meio da música e do canto) e Ayurveda (sistema de cura originário da Índia, desenvolvido através da observação profunda da natureza. Tem como base a utilização de métodos naturais como automassagem, alimentação, ervas, meditações, atividades físicas que integram mente e corpo para prevenir doenças, restaurar a saúde, promover a vitalidade)
14h – Oficina de Artes (pintura em tela e em tecido, escultura)
17h30 – Dança de Salão (forma de entretenimento e integração social)
19h30 – Dança Sertaneja (nova modalidade que vem acompanhada da música sertaneja universitária)

Quinta-feira
8h – Tai chi Chuan
9h – Oficina de Criatividade e Expressão (atividades com outras formas de comunicação além da fala, como expressão corporal e musical)
14h –  Projeto de Trabalho e Geração de Renda Uniart
15h30 – Capoeira (mistura de arte-marcial, cultura popular e música)
19h45 – Zumba

Sexta-feira
7h30  –  Ginástica aeróbica
8h15 – Yoga  (harmonização do corpo com a mente e a respiração, através de técnicas de respiração, posturas e meditação)
9h15 – Dança de salão
10h –  Caminhada
14h –  Projeto de Trabalho e Geração de Renda Uniart
14h – Aulas de Violão
19h30 – Dança Sertaneja

Sábado
8h – Zumba

Domingo
8h30 – Zumba

Os projetos fixos são organizados pela Secretaria de Saúde e de Turismo por meio da administração do Pq. Francisco Rizzo com apoio de vários parceiros.

Serviço

Parque Francisco Rizzo: Rua Alberto Giosa, 390 (km 282 da Rodovia Regis Bittencourt)
Telefone: (11) 4704-4710
Funcionamento: Todos os dias, das 6 às 19h ou, das 6 às 20h no horário de verão

----
Compartilhe nas redes sociais