População celebra entrega do novo prédio da UBS São Luiz

14/09/2015 - 0:00
População celebra entrega do novo prédio da UBS São Luiz

Nem mesmo o frio e a possibilidade de chuva impediram que os moradores do Jardim São Luiz e imediações conferissem as novas instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS) São Luiz, entregue sábado, 12/9. A UBS que, desde 2004, funcionava em um prédio alugado, com pouco mais de 100m², foi transferida para um prédio próprio de 806m² que, além de mais amplo, é completamente acessível.

Com três pavimentos o novo prédio, referência para cerca de 10 mil moradores dos Jardins São Luiz, Castilho, Perequê e Flórida, conta com cinco consultórios, sala de espera, medicação, vacina, curativo, coleta, eletrocardiograma, farmácia, duas equipes de Saúde da Família, equipe de Saúde Bucal e Serviço de Atendimento Domiciliar em Saúde (Sads).  O investido foi de R$ 1.595.452,09, sendo R$ 666.666,67 do Governo Federal e R$ 928.785,42 da Prefeitura, com contrapartida social de empresas que estão se instalando na cidade.

O prefeito Prefeito comemorou a mais recente conquista da gestão e relembrou as etapas cumpridas até a entrega do novo prédio: “A entrega desse prédio é um salto de qualidade, mas nada é do dia para noite, nós preparamos o caminho para chegar até aqui. Em seis anos, entregamos 7 Unidades de Saúde e nosso sonho é que cada sub-região tenha a sua própria Unidade. Nós transformamos essa cidade, investimos na periferia. Nesses 15 anos em que estamos governando não fizemos obrinha politiqueira, fizemos obras para atender gente com qualidade”.

Prefeito também anunciou que, em breve, a equipe de 50 funcionários que atua na UBS São Luiz ganhará 1 ginecologista e mais um 1 clínico geral, permitindo que os moradores do Jardim Flórida, antes atendidos no Jardim Santa Tereza,  possam se consultar na nova UBS.

Os avanços vivenciados na cidade também foram lembrados pelo Deputado Estadual, Prefeito: “Nenhuma cidade do Brasil cresceu como Embu, de 2001 pra cá. Hoje essa cidade tem outra história para contar, nós saímos da 2º posição como cidade mais pobre do Estado de São Paulo para a 56ª posição entre as cidades com maior potencial de riqueza, ainda temos capacidade para avançar mais, porque temos gente compromissada trabalhando dentro do serviço público. Essa determinação tem sido fundamental para a transformação da nossa cidade. Hoje, o Prefeito realiza mais um dos meus sonhos, que é entregar um lugar de qualidade para os trabalhadores atenderem a população com qualidade”.

Já a secretária de Saúde, Sandra Magali Fihlie, não escondeu o sentimento de satisfação: “É uma felicidade muito grande. A gente sente como um dever cumprido entregando a nova sede, fruto da batalha do governo Prefeito. Essa inauguração tem uma história de luta, que a gente não pode apagar. O prédio é bonito, tem acessibilidade, mas quem faz o prédio são vocês. Segunda-feira vamos dar mais gás do que a gente já dá, para mantê-lo lindo e resolutivo”.

A conquista também foi celebrada por funcionários e usuários da UBS São Luiz. Ouça os depoimentos:

Sandra Costa Grandizoli, gerente da UBS São Luiz

Vilma dos Santos Caldeira, moradora do Jardim São Luiz

Francisca Alves de Lima, moradora do Jardim Castilho

Luiz Soares, membro do Conselho Gestor de Saúde

Participaram do evento secretários municipais, lideranças comunitárias, o vice-prefeito Natinha, o vice-prefeito de Itapevi, Fláudio Azevedo, e os vereadores João Leite, Doda Pinheiro, Edvânio Mendes, Clidão do Táxi, Rosana Almeida e Carlinhos do Embu.

Informatização das UBS’s

Uma parceria com a empresa Libbs garantirá a informatização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) através do projeto “Tempo é Saúde”. Em breve, os computadores das UBS’s estarão interligados em rede com os pronto-socorros da cidade, possibilitando o funcionamento do sistema de classificação de risco, que otimizará o tempo de atendimento.

A ação é uma contrapartida da empresa para a cidade, pelo financiamento que recebeu do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) para a construção de sua planta de medicamentos biológicos. O valor investido é de R$ 1,2 milhão.