Prefeito anuncia construção de pista de skate no Pq. Rizzo

11/08/2015 - 0:00
Prefeito anuncia construção de pista de skate no Pq. Rizzo

Uma nova pista de skate começa a ser construída ao lado do Parque Francisco Rizzo. O anúncio foi feito pelo prefeito Prefeito na segunda-feira (10/8), no próprio local, a um grupo de skatistas presentes.

Com aproximadamente 454m² (41,60m X 13,50m) de área construída, e 110m² de área verde, o projeto foi desenvolvido pela Prefeitura de Embu das Artes em conjunto com os skatistas da cidade.

A pista tem um percurso em dois níveis com diversos equipamentos ao longo do trajeto, como rampas, palcos, bancos, corrimãos, escadas e obstáculos.

Pode ser chamada de Skate Plaza, termo norte-americano que significa “praça para skatistas”, idealizada para atender ao público da modalidade "street"- proposta para os skatistas que estão acostumados a utilizar a própria infraestrutura da cidade como ambiente para suas manobras.

O fato do terreno, onde será implantada a pista, ficar na área externa ao parque, favorecerá os praticantes que não terão restrição de horário para uso, já que o Rizzo fecha às 21h.

“É elogiável a forma como tem sido elaborado o projeto, com discussão e sugestões dos principais interessados”, disse o prefeito. “Peço também que vocês acompanhem as obras e nos ajudem a fiscalizar, até mesmo por meio do WhatsApp”.

O secretário adjunto de Esportes, André Maestri, afirmou que a pista é uma reivindicação antiga que agora se consolida, com potencial para realização de cursos e eventos no local.

Com 15 anos de dedicação ao skate, Guinho, 26 anos, é profissional no esporte e está à frente da formação do projeto, orientando sobre o melhor formato, obstáculos, disposição e material a ser usado na pista.

Ele acredita que a pista vai fazer muito bem aos jovens da cidade, o esporte poderá crescer, incentivar o treino e até revelar futuros profissionais. “A locomoção para outros locais não será mais necessária, ficará mais perto, mais seguro, mais barato e cômodo", disse Guinho.

Ouça o depoimento de Guinho

As secretarias envolvidas no projeto são a de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e a de Obras e a execução é da GMR Construções e Empreendimentos Ltda. Segundo o secretário adjunto de Obras, Francisco Marques, o custo será de R$ 149 mil, recursos próprios, e o prazo de conclusão de 6 meses.

Sobre o “street”

No skate de rua (street), os praticantes utilizam a arquitetura da cidade como bancos, escadas, corrimãos e calçamento (elementos do mobiliário urbano) como obstáculos para executar suas manobras e se expressar. É a modalidade mais difundida e popular do skate e a mais preferida de diversas tribos ou grupos de skateboarders.

Outras pistas da cidade

A cidade tem duas pistas de skate, uma no Complexo Maringá, no Jd. Santo Eduardo, e outra no Ginásio do Jd. Santa Tereza. Uma nova pista de skate será entregue no próximo sábado no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no Jardim do Colégio.