Prefeito cede áreas para desenvolvimento de projetos sociais

29/04/2015 - 0:00
Prefeito cede áreas para desenvolvimento de projetos sociais

O prefeito Prefeito assinou dia 27/4, três decretos que concedem o uso de áreas públicas na cidade por 30 anos cada. A solenidade aconteceu no Centro Cultural Mestre Assis e contou com representantes das entidades beneficiadas, a Mitra Diocesana de Campo Limpo, a Associação “Casa do Artesão de Embu de Embu das Artes” e a Associação Amigos de Bairro do Jd. Mimás.

“Sempre digo que quem acredita, coloca Deus à frente de tudo. Ele encaminha. Isso que estamos fazendo é a verdadeira política, que é pensar no bem comum. Tenho que querer esse bem para minha comunidade. Ceder esses espaços para essas entidades vale a pena, pois esses trabalhos irão resgatar e cuidar das pessoas. Tenho orgulho, por exemplo, da nossa casa do artesão. Sempre que viajo, procuro saber se nessa cidade tem uma instituição dessas, ou um mercado municipal, e vou lá visitar, pois é assim que se conhece verdadeiramente um povo e seus costumes”, falou o prefeito entusiasmado.

Gerusa Alves, diretora de Trabalho e Qualificação Profissional da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional representou a secretaria da pasta, Roberta Santos. “Sem vontade política do prefeito Prefeito, essas ações que beneficiarão centenas de pessoas, não estariam acontecendo”.

Arte garantida

Helenice Franco, presidente da Casa do Artesão, estava muito feliz com a conquista: “Esse é um grande momento para nós. O prefeito Prefeito abriu as portas e agora são mais 30 anos garantidos de trabalho para todos nós. Muito obrigada!”. O Decreto Nº 916/2015 cede o uso da área na rua Siqueira Campos, no centro da cidade, para a sede da Casa do Artesão. A entidade já existe há quase 10 anos e funcionava no local com um acordo extra oficial. O Decreto oficializou a cessão para os artesãos por mais 30 anos.

A Associação Casa do Artesão de Embu das Artes tem loja de 150 metros quadrados no Centro Histórico da cidade, estruturada com prateleiras que expõem a diversidade da criação local: artesanato em papel, mosaico, brinquedos (em madeira, tecido), bijuterias (em couro, prata, sementes, macramé), móbiles em cerâmica e muita reciclagem (papel jornal e revista, esculturas em ferro, vidro, e tecido, como colchas de retalho e fuxico, bonecas e bichos de pano, além de customização de roupas, com bordados e pintura), móveis em bambu e madeira, tapetes arraiolo e tear, entre outras.

Projeto no Mimás

“Nosso bairro está em festa com esse ato grandioso. Queremos fazer com esse terreno um grande trabalho com a comunidade jovem”, disse o presidente da Associação Amigos de Bairro do Jd. Mimás, Cristiano Mendes. O Decreto Nº 917/2015 concede uso de terreno na rua Dr. Jorge Balduzi com a rua Suécia e destina-se exclusivamente para instalação da sede da entidade. A associação funciona há 10 anos em um prédio alugado e oferece curso de informática, entrega de cestas do Banco de Alimentos, Campanha do Agasalho e faz diversos trabalhos comunitários.  O dinheiro para a construção do prédio deve ser arrecadado das empresas instaladas no bairro.

Trabalho com a população

Para Huanderson Silva Leite, representante da Mitra Católica e da Renovação Carismática, a assinatura do Decreto Nº 918/2015 “ajudará muitas pessoas com o trabalho que será realizado.” A área cedida também será de uso exclusivo para a construção da sede da Mitra Católica.

Segundo Huanderson, no terreno cedido será construído um centro de evangelização da Renovação Carismática. Atualmente, eles atendem em uma casa alugada, que não comporta muitas pessoas. “Temos já algumas atividades lá. A base do nosso trabalho é a evangelização e também trabalhos sociais, como o que desenvolvemos dentro da Fundação Casa com os internos. Trabalhamos também com a triagem e o encaminhamento de jovens dependentes químicos, encaminhando-os a desintoxicação. Eles atendem desde 1989.

Também compareceram o padre Lídio Sampaio (Seminário Sagrada Família de Campo Limpo), a Irmã Catarina, Lígia Delmiro (Casa do Artesão), o secretário de Turismo, Valdir Barbosa, e os vereadores João Leite, Ney Santos, Clidão do Táxi e Doda Pinheiro, que parabenizou o prefeito pela atitude:  “prefeito tem uma visão diferenciada, isso ajudará aos que mais necessitam”, finalizou.

A cessão de direito de uso de cada espaço destina-se exclusivamente para a instalação da sede e desenvolvimento de atividades de interesse das entidades por tratar-se de bem público. As atividades desenvolvidas nesses lugares deverão garantir a participação das comunidades nos programas sociais a que as entidades se comprometeram realizar.