Prefeito coloca mais 31 guardas civis municipais nas ruas da cidade

13/02/2015 - 0:00
Prefeito coloca mais 31 guardas civis municipais nas ruas da cidade

A cidade de Embu das Artes pode contar com mais 31 guardas civis municipais (GCM´s), tendo, entre eles, 3 mulheres. A cerimônia de formatura da 6ª Turma ocorreu na quinta-feira (12/2) em Itapevi.

Mesmo sendo de responsabilidade do Governo do Estado, a Prefeitura de Embu das Artes está fazendo sua parte e contribuindo com a segurança pública da cidade, instalando bases da GCM nos bairros, iluminando vias públicas, equipando e contratando novos guardas. Em seis anos, foram contratados 119 guardas, aumentando o efetivo para 165 GCM´s treinados e orientados a fazer guarda comunitária, atendendo a população de maneira humanizada e solidária.

Os candidatos concorreram em concurso público com proporção de 30 candidatos por vaga. Os aprovados passaram por 5 meses de treinamento no Complexo Desportivo Educacional João Salvarani, em Itapevi, acumulando 828 horas de aulas.

As disciplinas e temas abordados foram: armamento, munição e tiro, civismo, sistema prisional, crimes ambientais, defesa civil, defesa pessoal, direção defensiva, ética e cidadania, funções e atribuições da GCN, hinos e cantos, legislação, língua portuguesa, motomecanização, ordem unida, prevenção de combate a incêndios, prevenção e combate às drogas, primeiros socorros, procedimentos gerais, procedimentos de delegacia, rádio comunicação, relacionamento interpessoal, técnica operacional e trânsito.

O prefeito Prefeito engrandeceu a conquista dos GCM´s, numa profissão que exige tanto do ser humano, físico e emocionalmente.”Sei que estão capacitados para trabalharem nas ruas”, afirmou. “Vocês foram capazes de superar as provas pelas quais passaram, adaptando-se à rígida disciplina e dedicando-se ao condicionamento físico puxado, que são inerentes ao cargo. Além disso, absorveram bem uma gama de conhecimentos específicos”, completou.

Para o prefeito, além da segurança, a função da corporação vai além: “A Guarda Civil está mais preparada para atender as demandas locais, pois a sua formação cidadã e comunitária, além da proximidade com o comando, facilitam o diálogo com o cidadão”.

A próxima etapa da rotina dos recém-formados será, durante uma semana, tomar conhecimento das peculiaridades da cidade para, em seguida, assumirem o patrulhamento de rua.

“A perspectiva é boa, pois é a melhor turma já formada”, sentenciou o comandante da Guarda Civil Municipal de Embu das Artes, Dirceu Alves, que acredita que o perfil do profissional tem que ser idealista.

Segundo o comandante, com a entrada dos novos guardas, a cidade terá um ganho com aumento de viaturas nas ruas, de guardas nas bases imóveis e no contingente de efetivos. “Com eles, deveremos acrescentar 3 carros no turno da noite e diluir os outros no período diurno”, declarou.

A GCM feminina, Jessica Bezerra de Medeiros Santos, 26 anos, realizou um antigo sonho: “Sempre gostei da área de segurança, já trabalhei como temporária na Polícia Militar, mas essa foi a minha grande oportunidade. Espero servir bem as pessoas da cidade onde eu moro e adoro”.

Para ela, as histórias de vida dos companheiros foram marcantes. “Cada superação de dificuldades e conquistas me sensibilizaram. Aprendi que há pessoas com problemas maiores do que a gente”.

A atração de José Ronaldo de Oliveira, 35 anos, pela GCM foi o diferencial no segmento da segurança pública: “Somos nós que ficamos mais próximos da comunidade, conhecendo as ruas, o comércio e até mesmo o nome dos moradores, levando segurança e cidadania ao município”.

José disse que a carreira de GCM vive um momento promissor, depois da regulamentação da categoria, que trouxe o reconhecimento pela Lei e pelos órgãos oficiais. “Há condições melhores para buscarmos conquistas como membros dignos de uma força de segurança”.

“Essa profissão me atrai desde pequeno”, revelou Tiago Leite Nascimento, 35 anos. “Sempre pensei em atuar nessa área, está no sangue. Quero crescer e cursar ensino superior para evoluir junto com meus colegas”.

Tiago destacou a hierarquia e a disciplina como o ponto alto de sua formação: “Isso foi tratado desde o início do curso e me ajudou muito, pois não era muito regrado. Eu mudei até dentro da minha própria casa, aprendi a ter respeito e a ter hora pra tudo. Mas com equilíbrio e coerência, sem extrapolar os limites”.

Na percepção dos GCM´s o curso foi completo e intensivo desde o começo, com ótimos instrutores, e os qualificou para agir como guardas preparados na sociedade.

Os três melhores colocados, Maria Aparecida Ferreira de Assis (1º), Fernando Franco Patrizzi Belmar (2º) e Epifânio Cristiano Palâncio (3º), foram condecorados durante no evento.

Outras autoridades presentes:

Embu das Artes – secretários municipais Paulo Giannini (Governo), Marcos Rosatti (Modernização Administrativa), Francisco Iderval (Assuntos Jurídicos); subcomandante Sales (GCM); vereadores Ney Santos (presidente), Rosana Almeida e Clidão do Táxi; Dênis Pinto Viana (presidente da Associação dos Guardas Civis Municipais de Embu das Artes); Elaine Ribeiro (Conselho Tutelar).

Itapevi – prefeito Jaci Tadeu; secretários municipais Laila Xalupe (Mulher), Joaquim Simone (Esportes), Francisco Eleutério (Habitação), Lilian Braga (Educação) e Kleber Maruxo (Segurança); vereadores Tico e Alexandre Rodrigues; comandante Eduardo dos Santos e subcomandante Olímpio (GCM); Sr. Augusto (coordenador da Defesa Civil).

Cotia – Rogério (Setor de Inteligência da GCM).