Prefeito encontra-se com ministra do Turismo Marta Suplicy

22/08/2007 - 0:00
Prefeito encontra-se com ministra do Turismo Marta Suplicy

O prefeito da Estância Turística de Embu das Artes, Prefeito, o secretário de Turismo, Walter Rocha, e o secretário de Administração, Adaucto Durigan, participaram na segunda-feira (20/8) de debate com a ministra Marta Suplicy e os prefeitos das estâncias paulistas, promovido pela Associação das Prefeituras de Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp) no Novotel Jaraguá, em São Paulo. Dos 67 municípios que fazem parte da instituição, estiveram presentes 36 prefeitos e 14 representantes. Marta debateu propostas e ações voltadas para o avanço do desenvolvimento do turismo nas cidades.

Em uma parceria com o Ministério da Educação, das 23 escolas profissionalizantes que o Governo Federal pretende instalar no país, Marta Suplicy disse que pelo menos três estâncias devem ser contempladas e orientou os prefeitos a enviarem seus projetos o mais rápido possível para o ministério. O município deverá ter o prédio para a instalação da escola. A ministra também prometeu abrir espaço junto às agências de viagem para divulgar os 67 municípios.

A ministra lembrou que em 2006, o Ministério do Turismo conseguiu aprovação de 99% das emendas dos parlamentares e que no dia 29/8 se reunirá com a bancada paulista em Brasília para discutir emendas para o orçamento de 2008, que deve dar prioridade para obras de saneamento e infra-estrutura das estâncias, de preferência aquelas que beneficiem um conjunto de municípios. Ela pediu aos gestores públicos que se apressem no envio das emendas. Marta disse, ainda, que os projetos não contemplados por emendas poderão receber recursos do próprio ministério.

O Ministério do Turismo já disponibilizou quase R$ 5 milhões para projetos de infra-estrutura. O estado de São Paulo recebeu, entre 2003 e 2007, mais de R$ 86 milhões para projetos dessa área e de qualificação, certificação em turismo e de promoção.

A Aprecesp foi criada em 1985 e luta há 22 anos pelos interesses das 67 estâncias do Estado de São Paulo. A primeira cidade a tornar-se estância foi Campos do Jordão, em 1926, e a última, Tupã, em 2003. O presidente da entidade Antonio Carlos de Faria aproveitou a oportunidade e entregou à ministra o Plano Conjunto de Promoção das Estâncias.

A maioria dos prefeitos aproveitou para protocolar os seus projetos com os assessores Roberto Garibe e Beth Sayão além de conversar com os deputados
estaduais presentes: Donisete Braga, Rita Passos, Carlinhos de Almeida, Luciano Batista, José Cândido, Vanderley Siraque, Antonio Mentor, Maria Lúcia, e o deputado federal Gilmar Tatto.

Tags: