Prefeito entrega mais 112 novas habitações

12/01/2015 - 0:00
Prefeito entrega mais 112 novas habitações

“Eu ouvi muita gente dizendo que isso não iria dar certo, que não sairia do papel, mas sempre estive confiante, e hoje, estou recebendo as chaves da minha casa! Estou muito emocionada e agradecida por todos os que trabalharam para que isso acontecesse”. A frase, dita por Dirce Baptista, proprietária do apartamento 31 do bloco A do condomínio Parque das Chácaras, entregue pela Prefeitura de Embu das Artes no último domingo, 11/01, expressou bem o sentimento das famílias beneficiadas pelos 112 novos apartamentos na rua Baviera.

As novas unidades seguirão o padrão de apartamentos já entregues, com 53m² divididos em dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, cada um no valor de R$ 74 mil, totalizando um investimento de mais de R$ 10,6 milhões. O empreendimento, realizado pelo programa “Minha Casa Minha Vida”, do Governo Federal, e em parceria com o Governo Municipal atenderá famílias dos Projetos de Urbanização e Recuperação Ambiental em área de Manancial, beira de córregos e áreas de riscos incluídas no Programa Federal de Aceleração do Crescimento I e II (PAC). Quatro apartamentos foram adaptados para portadores de necessidades especiais.

“Cada um de vocês sabe a dor de não ter uma casa, uma moradia decente para criar os filhos; sabe a tristeza de perder tudo numa enchente. Estou feliz por estar aqui, pois hoje é o dia da virada de página de vida de vocês, disse o prefeito Prefeito, momentos antes de entregar as chaves simbolicamente a algumas moradoras, entre elas, Maria Timóteo Santos, proprietária do apartamento 48 do bloco A. E ainda acrescentou: “Quem achou que no segundo mandato eu iria cruzar os braços e não fazer nada, quebrou a cara! Até o final do meu mandato, em 2016, quero entregar, ou deixar em andamento ao menos, mais quatro mil moradias populares.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Ney Santos, lembrou sobre a importância de se ser apartidário nesses momentos: “Admiro o prefeito Prefeito por isso, mesmo sendo de um partido diferente, ele deixa as vaidades e diferenças de lado para atender as necessidades da população”.

O prefeito também deixou um recado para aqueles que não respeitarem as regras de convivência no condomínio: “Quem não respeitar, vamos arrancar daqui. Esses apartamentos são para quem quer mudar de vida”.

Vida nova

“Esta foi uma grande graça em nossas vidas, pois estamos esperando há muito tempo e hoje fomos contemplados, tudo isso com a iniciativa da Prefeitura”, disse Josimar dos Santos acompanhado de sua mulher, Daiane Florêncio.

O casal Marinelza dos Santos e Francisco Rocha, nem esperaram o final do evento para fazer a faxina da casa nova. De balde, rodo e vassoura em mãos, agradeceram pessoalmente ao prefeito pelo empenho em auxiliar essas famílias: “Há anos esperamos por isso, estou realmente muito feliz”, disse emocionada a nova moradora.

Também participaram da solenidade, o vice prefeito e secretário de Serviços Urbanos e Limpeza Pública, Natinha, o superintentente regional da Caixa Econômica Federal, Antônio Ferolla Neto, o gerente Regional de Governos Israel Braga Bastos e a gerente Regional de Construção Civil em exercício Simone Kaiser, ambos da Caixa, João Manoel Barros, representando o secretário Estadual de Habitação Nelson Baeta, os vereadores Gilson Oliveira, Gilvan da Saúde, Edvânio Mendes, Dra. Bete, Clidão do Táxi e Carlinhos do Embu, os secretários municipais Alan Leão (Cultura), Paulo Vicente (Educação), Paulo Giannini (Governo), Geraldo Juncal (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Edson Bezerra (Ouvidoria), João Honório (Pró-Habitação) e Valdir Barbosa (Turismo), além de representantes dos movimentos pró-moradia da região e do presidente da Esecon, Edson Scardoéli, empresa responsável pela execução da obra.

Reduzindo o déficit habitacional

O Governo Municipal vem trabalhando desde 2009 para reduzir o déficit habitacional na cidade. Nesse período, o sonho da casa própria já se realizou para centenas de  famílias, e a meta é contemplar outras 4 mil, com moradia digna e de qualidade até 2016.

O prefeito Prefeito vem viabilizando junto à Caixa Econômica Federal e os Movimentos de Moradia a aprovação de novas unidades em diversos pontos da cidade: o terreno da Fama, no Jardim São Luis (2 mil habitações), Roque Valente (1.200), Parque Luiza (800) e Antonio Mori (800). A construção de 570 apartamentos está em fase de acabamento e outros 300 já iniciaram as obras. Mais de 20 mil pessoas serão beneficiadas neste que é o maior investimento habitacional já realizado em Embu das Artes.