Prefeito integrará o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo

16/08/2011 - 0:00

O prefeito de Embu das Artes, Prefeito, e o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Geraldo Juncal, vão integrar o Conselho Estadual de Desenvolvimento Metropolitano, que é constituído, de forma paritária, por prefeitos e representantes do Governo do Estado. Ele será a principal entidade de deliberação sobre planos, projetos, programas, serviços e obras a serem executados na Região Metropolitana de São Paulo com recursos do Fundo de Desenvolvimento. Entre as áreas de atuação do colegiado estão o planejamento e uso do solo, transporte e sistema viário regional, habitação, saneamento ambiental, meio ambiente, desenvolvimento econômico e atendimento social.

O Projeto de Lei Complementar nº 6 de 2005, que cria o novo sistema de gestão da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), foi assinado em 16 de junho de 2011. A maior região metropolitana do Brasil – formada por 39 municípios e 19,7 milhões de habitantes – busca uma nova organização para promover seu desenvolvimento de forma justa, equilibrada e sustentável.