Prefeito participa de almoço especial no Centro Pop

18/12/2015 - 0:00
Prefeito participa de almoço especial no Centro Pop

Risos, poemas e muitas histórias rechearam o almoço de confraternização do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) realizado sexta-feira, 18/12.

Acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Daniela Santos de Almeida Brito, o prefeito de Embu das Artes, Prefeito, percorreu as instalações do Centro Pop e conversou com a população atendida pelo equipamento.

Segundo o coordenador do local, o psicólogo Alessandro Chiva, o Centro pop oferece almoço para cerca de 30 pessoas diariamente e acolhimento para outras 30. Em média, 240 pessoas passam pelo local todos os anos, no entanto, apenas uma pequena parcela desse público está fixo no município, a maioria são passantes, sem moradia, que vão do norte ao sul do País em busca de trabalhos sazonais.

Alessandro também explica que grande parte das pessoas que buscam acolhimento no Centro Pop não almoçam lá, pois trabalham ou realizam tratamentos de saúde durante o dia e que no último ano, 14 pessoas foram reintegradas ao convívio familiar por meio do trabalho realizado pela Secretaria de Assistência Social: “Nós buscamos a reintegração dessas pessoas às famílias de origem, ou mesmo, a autonomia social delas.  Parte das pessoas que dormem aqui trabalham durante o dia e, em breve, poderão deixar o Centro para ir para uma casa própria”.

Durante a visita, Daniela foi surpreendida ao ganhar um colar de turquesa peruana, produzida pelo artesão Hector Renato Celedon, que há um mês está abrigado no Centro Pop: “Muito bonito”, elogiou.

Enquanto almoçava, Prefeito se arriscou a recitar alguns dos poemas do escritor Maurício Carvalho Marques e foi aplaudido pelo grupo. Mauricio é autor do livro “Barco de Ilusões", esteve abrigado no Centro Pop e hoje vive em uma casa alugada, no Jardim Sílvia.

Após o almoço, o prefeito e a primeira-dama elogiaram a alegria dos participantes e presentearam a todos com panetones, desejando boas-festas ao grupo: “Gostaria de parabenizar toda a equipe do CREAS e dessa casa. Acreditem em uma coisa: vocês são pessoas maravilhosas. Existe uma coisa que nós devemos combater a todo o momento, que é o preconceito, esse trabalho que nós realizamos junto com vocês é um trabalho de valorização do ser humano. Não adianta o parente acreditar, você é a primeira pessoa que deve acreditar em você”, finalizou.