Prefeito Prefeito presta contas para lideranças

23/08/2007 - 0:00
Prefeito Prefeito presta contas para lideranças

Embu vai receber R$ 83 milhões do governo federal através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Pelo volume de recursos, o fato é inédito na história do município, mas poucos demonstram saber disso. Numa reunião com lideranças religiosas e sociais da cidade realizada dia 20/8, com a presença de mais de 500 pessoas num salão na região central, a imensa maioria confirmou não saber da notícia.

Com o propósito de prestar contas e dar continuidade à divulgação das obras à população, o governo municipal organizou o encontro. Como representantes de comunidades religiosas e do poder público, foram chamados ao palco os sacerdotes Pe. André Dieguez, Pe. Pier Bellucco, Pe. Marcelo dos Santos, Pe. Robson Antonio da Silva, Pe. Manfredo Santos e Pe. Sebastião Gomes Neto; os evangélicos Pr. Edson Dantas, Pr. Israel Mello, Pr. Osvaldo Ribeiro dos Santos e Pr. José Nílton Papa; os vereadores Natinha (presidente da Câmara Municipal), Maria das Graças, Manoel Raymundo, Prof. Silvino, Clidão do Táxi, Luiz do Depósito e Gilvan da Saúde. A sociedade civil organizada foi representada pela Sociedade Ecológica Amigos de Embu por meio de seu presidente Leandro Dolenc e pelo presidente da OAB-Embu Felipe Moreira. O evento contou ainda com a presença de presidentes de Associações de Moradores de várias regiões da cidade.

Lideranças de diversos segmentos sociais do município participaram da reunião
Lideranças de diversos segmentos sociais do município participaram da reunião.

Em vídeos o público conheceu a infra-estrutura do município para investimentos e algumas das principais áreas que terão intervenções relacionadas ao PAC. Imagens projetaram a urbanização da favela Dois Palitos, no Jardim da Luz; a canalização do córrego entre os bairros Vazame, Júlia e Novo Campo Limpo; a construção de moradias e o reflorestamento das margens próximas aos córregos nos Jardins São Francisco, do Colégio e Ísis Cristina. A Pró-Habitação calcula que serão reconstruídas mais de 600 moradias.

Participação popular
A reunião foi também oportuna para divulgar onde serão investidos os recursos. Para o prefeito Prefeito, é fundamental que os cidadãos de Embu tenham conhecimento a respeito dos projetos que vão alavancar o desenvolvimento da cidade e melhorar a qualidade de vida dos moradores. “Num governo de participação popular como o nosso, que tem como exemplo o Orçamento Participativo, é importante que todos saibam desses investimentos inéditos que o governo federal está fazendo, em obras de saneamento básico, recuperação do meio ambiente, com influência direta no bem-estar das pessoas. Vamos dar 20% de contrapartida do dinheiro das obras. É um desafio, mas se não tivermos coragem, não fazemos e não posso desistir dos desafios”, declarou.

Líderes religiosos presentes manifestaram seu apoio à iniciativa da prefeitura e do governo federal. Segundo o Pr. Osvaldo, é certo que Embu já melhorou em muitos aspectos com a atual administração e sob a proteção divina vai melhorar ainda mais. Em oração ecumênica, o Pe. André pediu que “Deus ilumine nossas autoridades para que continuem a trabalhar pelo bem comum”.

Até o final do ano todos os projetos serão detalhados e abertos à licitação pública. As obras devem estar concluídas nos próximos três anos.