Prefeito traz recursos do estado para área social e investe 6 vezes mais

16/01/2006 - 0:00
Prefeito traz recursos do estado para área social e investe 6 vezes mais

Em cerimônia no Palácio do Governo na terça-feira (17), o prefeito Prefeito assinou o Convênio Único de Proteção Social Básica e Especial entre o município de Embu e o governo do Estado de São Paulo. Através do convênio, Embu das Artes receberá R$ 265.440. Destinada a programas implementados pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, a verba liberada pelo Estado é 6,6 vezes menor do que os investimentos da Prefeitura nessa área. Cumprindo seu segundo mandato, a atual administração de Embu das Artes investe anualmente mais de R$ 1.700 mil em Proteção Social: são destinados R$ 1.684 mil à Proteção Social Básica e R$ 73.600 à Especial.

De acordo com a Secretaria de Cidadania de Embu, o montante investido pelo município significa que para cada real repassado pelo Estado, a cidade aplica 6,6 reais adicionais. Os recursos são destinados aos programas para crianças e jovens de 7 a 14 anos (complementação escolar), cursos para geração de renda às famílias e núcleos descentralizados de atividades com idosos. Mantêm trabalhos com deficientes e a Casa Abrigo " de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) " juventude, promoção da igualdade racial e de gênero. Os investimentos do município atendem, ainda, projetos inovadores como a Incubadora de Cooperativas e o Banco de Alimentos, implementados pela Prefeitura de Embu ou em parcerias com entidades sociais.

O convênio determina que dos recursos estaduais sejam destinados R$ 216.840 para ações de Proteção Social Básica com crianças, adolescentes, famílias e idosos. O valor restante, de R$ 48.600, deve ser aplicado na Proteção Social Especial da pessoa com deficiência e abrigo. O repasse é feito por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.

A liberação dos recursos, que totalizam mais de R$ 116 milhões para todo o Estado, foi organizada pelo governo paulista e reuniu centenas de representantes municipais. Participaram do evento o governador Geraldo Alckmin e a secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Castro.

Tags: