Prefeito vai à EMTU reivindicar melhorias no transporte intermunicipal

17/06/2009 - 0:00
Prefeito vai à EMTU reivindicar melhorias no transporte intermunicipal

O prefeito de Embu das Artes, Prefeito, e o secretário de Trânsito e Transportes, Francisco Carlos Pereira, foram até a sede da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), em São Bernardo do Campo, na terça-feira, 16/6, reivindicou do Diretor Presidente, Júlio de Freitas, melhorias no transporte público intermunicipal que atende o município.

O prefeito e o secretário pediram a Júlio de Freitas o aumento da frota de ônibus adaptados a cadeirantes, instalação de abrigos e terminais de ônibus, diminuição no intervalo de linhas e a integração do Bilhete Único Municipal com o intermunicipal. Segundo o prefeito, todas estas demandas foram levantadas pela população através do Orçamento Participativo, que teve 2.300 participantes em 13 plenárias, e da própria Prefeitura avaliando as necessidades da população.

O secretário municipal de Trânsito e Transportes também pediu para que a EMTU criasse novas linhas de ônibus com itinerário até Pinheiros e que atendesse aos jardins Valo Verde, Pinheirinho e Santa Clara, onde a demanda é muito grande. Júlio de Freitas disse que este processo não é tão simples, pois envolve fatores técnicos, mas adiantou que sua equipe juntamente com a Secretaria de Transportes Metropolitanos irão avaliar os pedidos e darão um retorno à Prefeitura. Com relação aos abrigos de ônibus, ele não disse a data, mas que há no cronograma da empresa a instalação de abrigos na região, incluindo Embu das Artes.

Segundo ele, a implantação de terminais envolve fatores mais complexos como o local a ser construído, mas a EMTU vai verificar a possibilidade de estabelecer uma parceria entre as concessionárias de ônibus e a Prefeitura para construir estes terminais. O prefeito Prefeito disse que neste caso a Prefeitura poderia até ceder o terreno para a construção do terminal. O diretor da EMTU disse que as outras demandas solicitadas pelo Governo Municipal serão avaliadas para resolver da melhor maneira possível. “Esta será a primeira de várias reuniões que teremos”, disse Júlio.