Prefeito vence Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor – Etapa nacional

26/04/2006 - 0:00
Prefeito vence Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor - Etapa nacional

Embu das Artes aposta no empreendedorismo para criar empregos

Brasília – Marceneiro por profissão, desde cedo o prefeito da Estância Turística de Embu das Artes (SP), Geraldo Leite, aprendeu a transformar a madeira em objetos úteis. Vem daí, segundo ele, seu espírito empreendedor. No cargo de administrador municipal, pelo segundo mandato consecutivo, Leite encontrou no apoio ao trabalho cooperado e incentivo ao surgimento de novas empresas o caminho para a geração de empregos e renda para a cidade de 207,6 mil habitantes.

Geraldo Leite conta que, em 2001, quando assumiu seu primeiro mandato como prefeito, quase 80% da população estava insatisfeita por morar em Embu das Artes. Esse índice, que poderia ser desanimador, ao contrário, serviu de inspiração para que o prefeito fosse atrás de ações e projetos que resgatassem a auto-estima da população. O resultado foi que, em 2004, o quadro mudou e 82% dos habitantes de Embu estavam felizes por morar na cidade.

"A própria situação socioeconômica da população e a crise de desemprego nos mostrava que era preciso fazer alguma coisa. Então, começamos a investir no ser humano, a organizar os "pequenos". E descobrimos que é possível resolver coisas do dia-a-dia, do cotidiano", conta Geraldo.

As ações que foram desencadeadas, desde então, renderam ao prefeito a vitória na etapa nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2005 – destaque Grandes Cidades. O projeto principal do município, implantado por Geraldo Leite em 2001, é a Incubadora de Cooperativas de Embu, pioneira no País, que tem o Sebrae em São Paulo como importante parceiro. O objetivo é "formar cooperativas de produção e serviços, assistir tecnicamente, contribuir para a qualificação e aperfeiçoamento da mão-de-obra dos cooperados, visando o mercado de trabalho".

Atualmente, a incubadora abriga duas cooperativas (Cooperativa de Alimentos de Embu e Cooperativa de Serviço de Atendimento de Estacionamento de Embu) e três associações (Associação de Carros de Som e duas associações de catadores de lixo). Juntas, elas geram cerca de 300 postos de trabalho, o que coloca a incubadora como instrumento de inclusão social. Outras cinco cooperativas foram graduadas pela incubadora neste ano.

O trabalho desenvolvido na incubadora tem ajudado, não só a desenvolver a cultura cooperativista, como a orientar as cooperativas na profissionalização das atividades e na promoção da qualidade dos produtos e serviços prestados. "As cooperativas têm confiabilidade e, de certa forma, oferecem garantia do serviço prestado", avalia o prefeito. Ele destaca ainda o fato de a incubadora ajudar as associações na resolução de trâmites burocráticos.

Outra ação de destaque da prefeitura de Embu é o programa de incentivo a micro e pequenas empresas, criado em 2004. Com o objetivo de regularizar o comércio local, incentivar a abertura de novos pequenos negócios, reduzir a informalidade e ampliar a arrecadação municipal sem o aumento de impostos, a prefeitura decidiu dar tratamento diferenciado ao segmento das micro e pequenas empresas, por meio de uma lei municipal.

A legislação local regulamenta e cria dispositivos para a formalização das micro e pequenas empresas, inclusive a regularização dos expositores da Feira de Artes, principal atrativo turístico da cidade. Além disso, a prefeitura procurou desburocratizar ao máximo o processo de abertura de uma empresa. Segundo Geraldo Leite, nenhuma documentação pode ficar mais que oito dias na prefeitura.

Para estimular a formalização dos empreendimentos, a prefeitura promoveu a "Campanha Tô Legal", mostrando que uma cidade depende da arrecadação de impostos para ampliar serviços e equipamentos públicos, como escolas, limpeza urbana, postos de saúde. Entre os resultados alcançados, das 2,5 mil micro e pequenas empresas informais do município, 800 já foram regularizadas e 700 pedidos para abertura de empresa estão em estudo.

Geraldo Leite participou de todas as quatro edições já realizadas do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Nas edições anteriores, ganhou por duas vezes o selo de participação e uma vez ficou em sexto lugar na etapa estadual. Segundo ele, essas participações anteriores "serviram para corrigir erros e acertar rumos".

"O Prêmio faz com que a gente reflita sobre os caminhos a serem seguidos", avalia. Para Geraldo Leite, o reconhecimento do Prêmio dá estímulo, não só ao administrador, mas também à população. "Percebi que o Prêmio melhora a auto-estima da população, traz emoção e orgulho. Ele é capaz de fazer as pessoas terem o sentimento de cidadania", resume o prefeito.

Sandra Manfrini

Serviço: