Prefeito vence Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

18/04/2006 - 0:00
Prefeito vence Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Os frutos da boa administração à frente do governo municipal desde 2001 e a implementação de novos projetos no início do segundo mandato renderam ao prefeito Prefeito (PT) o 1º lugar do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2005 no rol das cidades com mais de 200 mil habitantes. Dentre 145 municípios paulistas inscritos, Embu das Artes sagrou-se vencedor numa cerimônia realizada na segunda-feira, 17/4, no Memorial da América Latina, como reconhecimento por iniciativas inovadoras, empreendedoras e convertidas em políticas públicas.

Projetos como a regularização dos comércios informais, Incubadora de Cooperativas, Coleta Seletiva, Banco do Povo, Embu mais Bonita, qualificação profissional, entre outros, comprovam a ação da Prefeitura da Estância Turística de Embu em prol da justiça social e do desenvolvimento da cidade. Estes e outros programas inscritos foram criteriosamente analisados pelos técnicos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) que visitam a cidade, entrevistam pessoas e checam dados e informações transmitidos. Os vencedores foram definidos após reunião da comissão julgadora formada por seis membros, dentre eles Carlos Henrique Cruz, reitor da Unicamp e diretor da Fapesp; Fernando Botelho, conselheiro da Fiesp e da Camargo Correa e Luiz Nassif, jornalista da Folha de S. Paulo e da TV Cultura.

Em sua 5ª edição, o prêmio oferecido pelo Sebrae – principal entidade do país de apoio e fomento aos pequenos empreendimentos – tem grande importância. Para Prefeito, "investir nas micro e pequenas empresas é o futuro do Brasil. Através delas tiramos gente da exclusão para a inclusão social e mesmo com todas as dificuldades do município, conseguimos criar projetos como a Incubadora para fomentar renda e emprego para os que estavam desempregados", destaca ele. Inscrito em todas as edições desde 2001, o prefeito Prefeito já foi premiado com o selo Sebrae em 2002 e 2003, ano em que se classificou em 6º lugar como Prefeito Empreendedor. Ao receber o troféu deste ano das mãos do governador de São Paulo, Cláudio Lembo, Prefeito emocionado agradeceu aos funcionários públicos de todas as cidades premiadas, sem os quais os prefeitos não teriam sucesso. No palco, 75 prefeitos foram condecorados com o selo do Sebrae-SP e nove premiados em diferentes categorias.

A final nacional do prêmio acontece dia 25 de abril em Brasília. Ao lado de Embu das Artes, representam o estado de São Paulo os municípios de Santa Fé do Sul, Praia Grande, São João da Boa Vista e Mococa.