Prefeitos do CONISUD planejam aterro sanitário regional

24/01/2008 - 0:00
Prefeitos do CONISUD planejam aterro sanitário regional

A implantação de um aterro sanitário regional foi tema de uma reunião entre os seis prefeitos das cidades que integram o Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud) e o secretário estadual de Meio Ambiente, Xico Graziano. O encontro aconteceu no início de janeiro na capital.

Prefeito (Embu), Evilásio Farias (Taboão da Serra), Jorge Costa (Itapecerica da Serra), Walter Marques (Embu-Guaçu), Roberto Rocha (Juquitiba) e José Merli (São Lourenço da Serra), pediram ao secretário apoio na aprovação do licenciamento de uma área numa das cidades para a destinação dos resíduos sólidos, que atenda a região. O aterro seria utilizado pelo período de 20 a 30 anos. Graziano comprometeu-se a ajudar no processo, demonstrando interesse em projetos regionais como esse. Segundo o prefeito de Embu, foi aberta a discussão e o projeto entrará em fase de execução para ser apresentado ao secretário.

Dentre os seis municípios, Embu das Artes é o único que possui um aterro sanitário controlado. De acordo com classificação da Cetesb que mede o índice de qualidade de destinação de resíduos (IQR), numa escala de 0 a 10 o aterro que em 2003 tinha IQR de 6,5 passou a 7,5 em 2007, índice-limite por estar em área de manancial. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o IQR do aterro de Embu chegaria a 9,5 se não houvesse esta limitação.