Prefeitura de Embu apresenta projeto de melhoria no trânsito no Jardim Santo Eduardo

08/06/2009 - 0:00

A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes, organizou uma reunião com comerciantes e moradores do Jardim Santo Eduardo para apresentar o projeto de melhoria do trânsito de veículos na Estrada de Itapecerica a Campo Limpo, pois segundo estudos feitos pela secretaria e relatos de comerciantes e moradores, a situação está muito complicada.

O problema surgiu devido ao grande crescimento da região, que hoje é um dos maiores centros comerciais da cidade e possui em termos imobiliários o valor mais caro de metro quadrado de Embu. O desenvolvimento e crescimento do bairro trouxeram como conseqüência um aumento significativo no volume de veículos ocasionando por diversas vezes trânsito, atropelamentos e colisões. Além disso, os veículos estacionam nas calçadas obrigando os pedestres a andar na rua, correndo riscos de serem atropelados.

Por meio de pesquisas e simulações executadas pela Secretaria de Trânsito e Transportes, foi elaborado um projeto para a implantação da sinalização viária e do sistema binário – que torna uma via de mão dupla em mão única -, deixando mão única de direção, no sentido bairro-centro, a estrada de Itapecerica a Campo Limpo, e mão única no sentido inverso, a Rua Campos do Jordão, ambas entre a Avenida Lorena e Rua Alvorada. A Avenida Lorena também se tornará sentido único entre a estrada de Itapecerica a Campo Limpo e rua Campos do Jordão. O projeto ainda prevê área de estacionamento nas vias, sinalização viária e agentes de trânsitos para auxiliar os pedestres no momento da travessia.

Após a apresentação do projeto feita pelo secretário de Trânsito e Transportes, Francisco Carlos Pereira, os comerciantes puderam se manifestar e fazer reclamações e sugestões. A maior preocupação deles é com relação à queda de vendas e de clientes, pois segundo eles a intervenção proposta pode afastar os consumidores do local. O secretário respondeu que o efeito será o contrário, pois depois de executado o projeto o lugar estará melhor organizado e o trânsito fluirá melhor, valorizando ainda mais os imóveis da região e deixando o local com uma boa aparência e irá atrair mais consumidores.

O próximo passo a ser dado pela secretaria, será analisar as reclamações e sugestões dos comerciantes para ajustar o projeto e implantá-lo o mais breve possível.

Benefícios do projeto
• Maior segurança para os pedestres na hora da travessia, pois com o sistema de mão única o pedestre só precisa olhar para um lado no momento de atravessar;
• Melhor fluidez dos veículos com o fim da mão dupla;
• Área de estacionamento regulamentada;
• Valorização dos imóveis da região;
• Bairro mais bonito e organizado;
• Pontos de ônibus e lotações em locais adequados.

O que pensam os comerciantes

Não podemos pensar somente no nosso próprio negócio, temos que pensar em todos, pedestres, clientes e moradores
Manoel – dono de um salão de cabeleireiros

O projeto é muito bom, já deveria ser feito há muito tempo, pois a situação de trânsito aqui já está ruim. Esperamos que seja feita uma segunda parte, com mais vagas de estacionamento para os veículos”