Prefeitura de Embu promove ampla reorganização dos endereços da cidade

07/06/2005 - 0:00
Prefeitura de Embu promove ampla reorganização dos endereços da cidade

Explicar a alguém, que não conhece a cidade, como chegar até determinado endereço no município de Embu nunca foi uma tarefa fácil. Mesmo quem conhece a cidade encontra sérios problemas quando precisa localizar uma rua ou o número de uma casa, já que a maioria absoluta das vias públicas não possui nenhuma placa indicando nome e sua numeração é completamente aleatória.

A Prefeitura de Embu está trabalhando para acabar definitivamente com esse problema. Na primeira fase do projeto, os técnicos da Secretaria de Planejamento realizaram um estudo para a reorganização da numeração de todas as vias públicas do município seguindo o padrão internacional, com números pares de um lado da rua e ímpares do outro e em ordem crescente a partir do centro.

A reorganização da numeração será realizada gradualmente, bairro por bairro, uma vez que a iniciativa contempla ainda outras medidas importantes, como a regularização de diversas ruas não cadastradas pela prefeitura e o desmembramento de vias públicas muito longas e/ou com trajetos entrecortados.

Uma vez concluído o processo de reorganização da numeração das vias públicas do bairro, a Prefeitura de Embu vai realizar a instalação de placas indicativas em inúmeras esquinas. Com esse conjunto de iniciativas será muito mais fácil localizar um endereço na cidade.

A Prefeitura de Embu, através da equipe da Secretaria de Planejamento, vai promover ainda neste mês mutirões nos primeiros bairros atendidos pela iniciativa. Todos os imóveis terão o novo número pintado em sua fachada com tinta removível, garantindo o resultado imediato da renumeração das residências e estabelecimentos comerciais.

No entanto, para que essas medidas surtam os efeitos esperados será necessária a colaboração e o apoio de toda a população, principalmente no que diz respeito à reorganização da numeração das ruas, já que cada morador ficará responsável pela colocação do novo número em sua residência ou estabelecimento comercial, que deve ser feita o mais rápido possível.

Empresas como Eletropaulo, Sabesp e Correios são importantes parceiras da Prefeitura de Embu nesse projeto, garantindo que todas as contas e correspondências não sejam entregues em endereço errado, desde que a nova numeração dos comércios e residência esteja colocada em local bem visível. Já a Telefonica solicita que seus clientes liguem para 103 e notifiquem o novo número assim que ele seja alterado.