Prefeitura de Embu tem sede quitada

26/09/2005 - 0:00
Prefeitura de Embu tem sede quitada

Mais uma meta atingida pelo atual governo de Embu das Artes. A aquisição definitiva da sede da Prefeitura foi concluída com o pagamento da última de 24 parcelas no final de setembro. A administração municipal gastava cerca de R$ 80 mil em aluguéis. Com a mudança da prefeitura em fevereiro de 2002 para o novo local, houve uma economia acima de R$ 50 mil com essas despesas. A decisão que chegou a ser criticada pelos adversários à época, mostrou ter sido correta e resultou na sede própria. "A oposição chegou a entrar com uma ação para impedir nossa mudança e a Justiça negou a liminar", lembra o prefeito Prefeito. "Disseram que a prefeitura seria despejada, mas o governo adotou uma medida corajosa e garantiu a compra desse complexo que oferece atendimento digno ao cidadão e integra toda administração municipal. O que era impossível para alguns nossa coragem e determinação de administrar corretamente o dinheiro público transformaram em realidade", completa.

Numa área total de 11.400 m² localizada no Centro Histórico de Embu das Artes, de alto valor comercial, estão concentrados o Poder Executivo e diversos órgãos municipais. O público tem à disposição a Praça de Atendimento ao Cidadão que anualmente recebe mais de 52 mil pessoas. Sem similar na região e reconhecida nacionalmente pelo modelo de atendimento ao público, informatizado e abrangente, na Praça são oferecidos aos usuários serviços como: abertura e encerramento de firmas, emissão de certidões, protocolos de processos e requerimentos administrativos diversos.

A sede centraliza ainda todas secretarias municipais (exceto Serviços Urbanos e Limpeza Pública), Guarda Civil, Divtran, Posto de Atendimento ao Trabalhador, posto bancário, auditório com capacidade para 500 pessoas e os gabinetes do prefeito e vice-prefeito. Conta, ainda, com um Centro de Atenção à Saúde do Trabalhador (CAST) que atende funcionários públicos e de empresas privadas da cidade. De acordo com a Secretaria de Administração, cerca de 500 pessoas trabalham no local. Para melhorar as instalações, o prédio está passando por uma reforma que ampliará as dependências administrativas.