Prefeitura e Dersa buscam acordo sobre o Rodoanel

17/07/2006 - 0:00
Prefeitura e Dersa buscam acordo sobre o Rodoanel

Representantes da Prefeitura de Embu das Artes entregaram à Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.) no último dia 11, terça-feira, propostas formais que garantam o reassentamento de famílias removidas, compensação ambiental ampliada com o replantio de árvores, ampliação das áreas verdes às margens do rio Embu-Mirim e da rodovia e melhorias na malha viária no entorno da obra, principalmente na avenida Rotary. Principal ligação dos bairros onde residem cerca de 80% da população ao centro da cidade e interligação com Taboão da Serra e São Paulo, a via será também um importante acesso ao Rodoanel.

Em reunião na sede da estatal paulista, na capital, os secretários João Ramos (Meio Ambiente), Walter Rocha (Planejamento) e Marco Aurélio do Carmo (Negócios Jurídicos); o presidente da Companhia Pública Municipal ProHabitação, Geraldo Juncal Júnior, acompanhados de assessores técnicos apontaram ao corpo gerencial responsável pela obra a necessidade de que o convênio a ser firmado entre a prefeitura e a Dersa garanta soluções habitacionais para as famílias passíveis de desapropriação e maior compensação ambiental. Segundo o presidente da ProHabitação, a alternativa para as famílias removidas deve ser habitacional e não financeira, sob pena delas voltarem a ocupar áreas indevidas.

De acordo com o engenheiro Carlos Miyasato, gerente da Divisão de Planejamento, Medição e Orçamento, a Dersa planeja iniciar as obras por Embu e não mais em Mauá, entre 15 e 20 de agosto. Atendendo à solicitação da prefeitura, a empresa fará estudos aprofundados da influência indireta da obra no entorno do trecho sul do Rodoanel em Embu, onde terá 6,3 quilômetros de extensão em área de proteção aos mananciais.

Tags: