Prefeitura e escola de Itatuba trabalham juntas para melhorar o bairro

05/07/2007 - 0:00
Prefeitura e escola de Itatuba trabalham juntas para melhorar o bairro

Uma ação da Prefeitura de Embu por meio das secretarias de Serviços Urbanos e Limpeza Pública, Saúde e Meio Ambiente com a participação da Escola Estadual Iracema Bello Oricchio está tornando o bairro Itatuba mais bonito e com melhor qualidade de vida para seus moradores.

No último dia 21/6, enquanto funcionários da prefeitura limpavam o leito e as margens do córrego que corta o bairro (repleto de lixo reciclável), agentes do setor de Zoonoses acompanhavam a limpeza do curso d’água e, com a ajuda de alunos da escola, distribuíam aos transeuntes folhetos de orientação para prevenir doenças como leptospirose, transmitida pela urina de ratos, e dengue. O trabalho visa a reduzir, por exemplo, os casos de dengue que de acordo com os agentes Ronaldo Silva e José Paulo Gomes, duplicaram em apenas um ano.

Em meio ao trabalho da administração municipal, estudantes de 5ª série ao 1º ano do Ensino Médio, coordenados pela professora de Ciências e Biologia Nilza de Almeida, empunhando placas feitas por eles, chamavam a atenção para os cuidados com o meio ambiente: “não jogue lixo”, “cuidado com o lixo, ele atrai ratos”.  Cristiane Musa, 14 anos, aluna da 8ªA lamentou que o córrego ladeado por uma bela vegetação tenha tanto “lixo e mau cheiro. Esse mês o cheiro estava insuportável”, reclamou.

Musa é uma entre 16 alunos representantes de sala que participam de um projeto de monitoramento da qualidade da água do córrego de Itatuba. Munidos de um kit fornecido pela SOS Mata Atlântica, o grupo e a professora colhem amostras da água mensalmente. Ao medir a quantidade de oxigênio e de dejetos e substâncias químicas como fosfato, eles constatam um drama: desde o início do ano a poluição aumenta. Segundo a professora Nilza, o monitoramento é uma aula muito rica e uma experiência de aprendizagem muito melhor do que entre quatro paredes.

A escola tem agora a função de conscientizar os moradores, o que para os alunos é uma missão prazerosa e envolvente.  Essa iniciativa soma-se aos esforços da prefeitura que com programas como a coleta seletiva de lixo e de incentivo à educação ambiental, como a Agenda 21 Escolar, busca reverter a destruição do meio ambiente.