Prefeitura entrega certificados a catadores

21/12/2007 - 0:00
Prefeitura entrega certificados a catadores

Orgulho de ser catador. Esse foi o sentimento que permeou os presentes à cerimônia de lançamento da Cartilha e entrega dos certificados do primeiro Curso de Inclusão e Formação de Catadores e Cooperados do Programa Coleta Seletiva de Embu, realizada dia 20/12, no Parque do Lago Francisco Rizzo. "Depois de um ano, temos marcas expressivas a comemorar no programa de Coleta Seletiva da nossa cidade e vocês tiveram e têm papel importante por fazer o povo de Embu compreender o desafio de mudar sua atitude diante do lixo, para garantir o futuro das novas gerações", destacou João Ramos, secretário de Meio Ambiente.

Atualmente, o Programa Coleta Seletiva de Embu abrange 35% da área do município, gera renda para 85 famílias, contribuindo para o resgate da cidadania, a integridade moral e a promoção da saúde física e mental, propiciando assim inclusão do cidadão na dinâmica social do município de Embu. A expectativa é aumentar para 150 famílias atendidas a curto prazo. Os principais parceiros deste programa são os catadores organizados em dois grupos: a Cooperativa de Reciclagem de Matéria-Prima de Embu (Coopermape), com 47 cooperados, e a Associação de Catadores, com 40 trabalhadores.

Para ampliar suas metas, a Prefeitura de Embu, através da Secretária de Meio Ambiente, conta com parcerias que envolvem as secretarias municipais, empresas privadas e sociedade civil. "Somos referência na região por estar vencendo o desafio de cuidar do lixo produzido na cidade, com reconhecimento por termos um dos aterros sanitários mais controlados da região", informou João Ramos.

A Secretaria de Meio Ambiente desenvolve programas voltados à preservação, controle e recuperação do meio ambiente local com o objetivo de promover a melhoria da qualidade da vida das pessoas. Estas ações buscam esclarecer, sensibilizar, conscientizar e garantir um espaço de discussão com a população, para construir uma nova realidade, onde cada indivíduo perceba a necessidade de mudanças de atitudes relacionadas ao meio em que vivemos, através de uma reflexão crítica e transformadora sobre a atuação do homem na natureza.

Chamando os catadores de agentes ambientais, Prefeito, chefe de Gabinete, afirmou que acompanha de perto o trabalho educativo realizado por eles, que passam também na rua onde mora. "Vocês têm uma atuação diferenciada, colaborando com a natureza e a educação dos cidadãos", destacou. Segundo ele, a prefeitura entrou como organizadora do trabalho dos catadores que "deve avançar, com a participação ainda maior de todos". Prefeito disse que a administração municipal quer ouvir novas propostas dos catadores, tanto no que se refere à organização da coleta quanto às condições de trabalho do grupo.

Compondo a mesa, Eduardo Ferreira, representante do Movimento Nacional de Catadores, falou que tem orgulho de dizer que é catador, "um trabalho como qualquer outro". Apesar de ainda não serem reconhecidos como categoria profissional, os catadores já alcançaram muitas conquistas e o movimento tem 36 mil associados em todo o país.

Sentimento compartilhado por Sandra Faustino, cooperada da Cooperativa de Reciclagem de Matéria-Prima de Embu (Coopermape). "Antes discriminados, hoje somos vistos como trabalhadores dignos e honestos", afirmou. Hélio souza, da Associação dos Catadores da Coleta Seletiva adorou o curso e disse que adquiriu muito conhecimento e experiência. "Estou muito feliz com a turma de catadores lutando juntos, com participação no trabalho e na preservação do meio ambiente", frisou.

Também prestigiaram o evento, o vereador Manoel Raimundo e Fanny Kutz, da empresa FRT, além de representantes das secretariais de Educação, Cidadania e Saúde de Embu e das prefeituras de Osasco e Suzano.