Prefeitura entrega mais uma quadra poliesportiva à população

06/03/2008 - 0:00
Prefeitura entrega mais uma quadra poliesportiva à população

Os jovens tomaram o espaço e, mesmo embaixo de chuva, iniciaram o aquecimento para os primeiro jogos da Quadra Poliesportiva Maria do Céu Domingos Diniz, inaugurada no sábado (1º de março) na rua Constelação, Jardim Novo Embu. Cleberson Pedro Martins, 14 anos, estudante da 7ª série, morador do bairro, fez parte de uma das quatro equipes das escolinhas de basquete e futebol do Estádio Municipal Hermínio Espósito que prestigiaram o evento. “É só alegria, vou vir todos os dias jogar futebol e basquete, estou muito feliz”, disse.

O município conta hoje com 21 praças e áreas de esporte e lazer construídas pela atual administração nos diversos bairros para a democratização dos espaços públicos e a promoção social. A quadra era uma reivindicação dos moradores através do Orçamento Participativo, agora atendida. “Essa quadra só saiu porque temos um prefeito comprometido com a população”, afirmou o vereador Euclides Pereira dos Santos, que falou em nome dos demais vereadores presentes à cerimônia, onde compareceram secretários municipais, moradores e representantes de movimentos populares, além de muitos jovens e crianças. No local também foi reservado espaço de lazer para crianças pequenas, com balanços, escorregadores, gangorras e bancos.

Em seu último ano de mandato, o prefeito Prefeito disse que a inauguração da quadra tem nome e se chama “Participação Popular”, referindo-se à atuação da população no Orçamento Participativo, implantado há quase oito anos na cidade. “Estou concluindo um ciclo à frente da prefeitura e assumo que não fiz tudo o que gostaria e nem tudo que o povo merece, mas fiz o que ninguém nunca fez por essa cidade, atendendo todos os bairros com as mais diversas obras. Fiz obras aqui e lá no Santo Eduardo e quero pedir à comunidade que cuide bem da quadra, porque ela valoriza o lugar onde a gente mora e o nosso imóvel”, destacou.

Prefeito fez um desafio aos moradores para que mantenham a quadra bonita como no dia da inauguração, sem pichações ou sujeira. “Lá no Santa Emília, construímos a Escola Paulo Freire no meio da favela e ela continua linda e limpa até hoje, porque a comunidade assumiu a proteção daquele patrimônio público. Não tem pichações e as telas das quadras continuam inteirinhas”, destacou frisando que “não é a classe social que determina a responsabilidade da pessoa, mas o caráter que ela tem”. O prefeito lembrou que no Jardim São Luiz “outra obra parecida com essa há mais de cinco anos está inteirinha. O povo constrói e preserva, a maioria vai cuidar”.

O nome da quadra é uma homenagem póstuma à dona-de-casa Maria do Céu Domingos Diniz, de uma das famílias pioneiras do bairro. Nascida em 8 de outubro de 1939, na cidade de Lagoa Nova, estado da Paraíba, realizou seus estudos em colégio localizado num convento de freiras. Em 1962 casou-se com Inácio Albino Diniz, ainda na Paraíba, passando a residir na cidade de Campina Grande. Desta união, nasceram os filhos Eduardo, Edmar e Agnaldo. Em 1965, dona Maria do Céu, como era conhecida, veio com seus filhos residir em Embu, onde o esposo já se encontrava, tentando melhores condições de vida para a família. Em 1969, o casal mudou-se do Jd. Embuema para o Jd. Novo Embu, onde fixou sua residência. A partir de então, Maria do Céu passou a colaborar com a comunidade do bairro, com intuito de trazer melhorias, tais como a rede elétrica residencial, a iluminação pública, a rede de água e a pavimentação, que ainda não existiam no bairro. Faleceu em 1995.

Representando a família da homenageada, seu filho, Edmar Domingos Diniz, agradeceu a lembrança e o troféu recebido também por outros membros da família.

Prestigiaram o evento, Nataniel da Silva Carvalho, presidente da Câmara Municipal de Vereadores, e os vereadores Maria das Graças de Souza, Nelson José Pedroso e Manoel Raymundo dos Santos; o secretário de Serviços Urbanos e Limpeza Pública,  Milton Oliveira de Jesus, responsável pela obra; e os secretários municipais Prefeito, Paulo Giannini e Selma Fernandes, da Chefia de Gabinete, Governo e cidadania, respectivamente. A Banda Municipal Embu das Artes, sob a regência do maestro Elias Evangelista, abrilhantou o evento.