Prefeitura presta esclarecimento sobre a Central da Copa no Largo 21 de Abril

25/06/2018 - 16:46
Prefeitura presta esclarecimento sobre a Central da Copa no Largo 21 de Abril

A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Turismo, esclarece:

A Secretaria Municipal de Turismo, que coordena a tradicional Feira de Artes e Artesanato – o principal atrativo turístico do município – reafirma seu compromisso em atender as necessidades e solicitações dos expositores, visando estimular suas importantes atividades. Exemplo disso foi a revitalização completa da Praça do Largo 21 de Abril, dando nova vida ao espaço, a reforma dos banheiros para proporcionar mais conforto aos expositores e a divulgação da Feira em outras cidades para atrair mais turistas para cá. Entre outras ações.

Com relação à instalação do “palco e telão” no Largo 21 de Abril, para transmissão Jogos da Seleção Brasileira na Copa da Rússia (Central da Copa), alguns expositores estão questionando a presença da estrutura, alegando que ela está ocupando um espaço que é destinado ao usufruto do trabalho deles.

Porém, esclarecemos que não houve remanejamentos ou mudanças drásticas na rotina da Feira, pois foram deslocados apenas “5 barracas (estandes)” de expositores de sua área para cedê-la à implantação do palco da Central da Copa, mantendo-lhes ainda próximos de seus locais de origem, não causando nenhum impacto às atividades da Feira e de seus trabalhadores, sendo que praticamente a totalidade das barracas pôde permanecer funcionando normalmente em seus espaços, dentro do horário normal (9h30 às 18h30).

Além disso, há cerca de 1 semana antes da estreia do Brasil na Copa, grande número de expositores procuraram o Centro de Atendimento ao Exposição (CAEX) para questionar como seria o funcionamento da Feira nos dias de jogos da Seleção, avaliando que nessas datas, até por experiências anteriores, há um baixo número de visitas de turistas na Feira, o que não faria valer à pena trabalhar neste dia (domingo – 17/6). Sendo assim, eles pleitearam a possibilidade desobrigação de presença nesta data.

Na ocasião, a Secretaria explicou que os trabalhos da Feira continuariam normalmente, sem interrupção, até por respeito aos turistas que por ventura a visitasse não encontrasse a Feira esvaziada.

Concomitante a isso, o Conselho Gestor da Feira, em reunião com a Secretaria de Turismo, também solicitou a possibilidade de dispensar a obrigatoriedade de presença dos expositores no domingo (17/6) pelo mesmo motivo apontado pelos expositores.

Paralelo a esses pedidos, cerca de 80 expositores (20% do total aproximadamente) solicitaram “licença” no dia do jogo da Seleção Brasileira, com os mesmos argumentos, de que devido à Copa não seria viável manter suas barracas em operação na Feira, pelo baixo comparecimento de turistas.

Diante desse quadro, com expressivos pedidos de dispensa e grande número solicitações de licença (20%) de expositores, além do apelo do Conselho Gestor da Feira, a Secretaria, atendendo às reivindicações, determinou “ponto facultativo” no domingo (17/6), desobrigando a “lista de presença” dos expositores nesse dia, com a possibilidade dos presentes poderem encerrar suas atividades após as 14h, embora o horário normal, das 9h30 às 18h30, continuasse em vigor para aqueles que optassem por ficar o período inteiro.

Inclusive, após anúncio da Central da Copa, muitos expositores que não viriam, preferiram trabalhar, talvez pela expectativa da presença de grande público e de poderem assistir o jogo na própria Feira. Até mesmo um dos expositores teve a oportunidade de se apresentar no palco, cantando com seu grupo de samba de raiz. Na Central da Copa, turistas, munícipes e expositores acompanharam a partida entre Brasil e Suiça no telão, além de poderem assistir atrações musicais durante e após o jogo.