Prefeitura realiza inspeção veicular do transporte municipal

13/09/2010 - 0:00
Prefeitura realiza inspeção veicular do transporte municipal

A Secretaria de Trânsito e Transportes da Prefeitura de Embu das Artes iniciou nesta segunda-feira, 13/9, no Parque do Lago Francisco Rizzo, a inspeção veicular do transporte público municipal. Até o dia 4 de outubro, os 157 lotações, que atendem à população embuense, passarão pelo procedimento.

Segundo o secretário da pasta, Francisco Carlos Pereira (Cal), a ação tem o intuito de medir a emissão dos poluentes por parte dos veículos e também visa os preparativos para a Semana Nacional do Trânsito, que acontecerá de 18 a 25 de setembro. Aqueles que apresentarem irregularidade durante a inspeção serão orientados a resolver o problema e posteriormente um novo teste será realizado para verificar se o condutor realmente regularizou a situação.

O secretário ainda disse que um laudo comprovando que o automóvel não emite poluente em excesso no meio ambiente será necessário por parte do permissionário durante a inspeção regular – que ocorrerá no final do segundo semestre.

Como funciona a inspeção?

Um opacímetro – instrumento que mede a quantidade de fumaça emitida por veículos a diesel – é plugado no escapamento do automóvel. Ao sinal do técnico, o motorista acelera algumas vezes e a fumaça é captada pela sonda instalada no escapamento e levada à câmara de medição, onde existem um emissor de luz e um receptor.

A aferição é processada através de um software instalado em um laptop e depois o técnico emite um laudo de opacidade, onde também é avaliado o óleo do motor, se existe vazamentos e o estado dos pneus do veículo.