Prefeitura realiza Semana Nacional do Trânsito

21/09/2010 - 0:00
Prefeitura realiza Semana Nacional do Trânsito

Começou no dia 18 de setembro a Semana Nacional de Trânsito. Em Embu das Artes, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes elaborou um cronograma de atividades que vai até o dia 25/9, data em que se encerra o evento. O pontapé inicial foi dado no sábado, 18/9, na Câmara Municipal, com a palestra sobre direção defensiva proferida pela psicóloga Ana Monte.

As ações ocorrerão de forma descentralizada nas vias de grande circulação, comércios e nas unidades de ensino das redes municipal, estadual e particulares. A Secretaria de Trânsito e Transportes está utilizando materiais educativos, como folders e panfletos, além da realização, por parte dos agentes de trânsito, de blitz educativa pelos diversos bairros da cidade. A ideia é atingir todos os pontos estratégicos da cidade, inclusive, em feiras livres com a utilização de faixas e panfletos informativos.

Neste ano, a Semana Nacional de Trânsito terá como foco as crianças. O tema Criança no Trânsito visa sensibilizar motoristas, mães, pais e educadores para a adoção de ações que promovam a segurança das crianças, como o uso do cinto de segurança e das cadeirinhas, quando necessário, cumprindo a Resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que regulamenta o transporte de crianças de até dez anos de idade em veículos. De acordo com a norma, crianças de até sete anos e meio deverão ser transportadas, obrigatoriamente, no banco traseiro e em dispositivos de retenção (cadeirinhas).

Confira a programação completa da Semana Nacional do Trânsito em Embu das Artes:

Quarta-feira – 22/9
9h – Blitz educativa com distribuição de panfletos e orientação aos motoristas, no Jardim Vazame (Avenida Augusto de Almeida Batista).
14h30 – Blitz educativa com distribuição de panfletos e orientação aos motoristas, no Jardim Independência (Avenida Constantinopla).

Quinta-feira – 23/9
9h – Blitz educativa com distribuição de panfletos e orientação aos motoristas, no largo do Jardim Santa Tereza (no semáforo da Avenida João Paulo II).
14h30 – Blitz educativa com distribuição de panfletos e orientação aos motoristas, no Largo do Jardim Casa Branca (Avenida João Paulo II).

Sexta-feira – 24/9
9h – Blitz educativa com distribuição de panfletos e orientação aos motoristas, no Jardim Santo Eduardo (Estrada de Itapecerica a Campo Limpo).
10h – Palestra educativa aos operadores do transporte coletivo. Tema: Transporte Coletivo crescendo com a  cidade.
14h30 – Blitz educativa com distribuição de panfletos e orientação aos motoristas, no Jardim São Marcos (no semáforo da Avenida Augusto de Almeida Batista).

Sábado – 25/9
9h – Blitz educativa com distribuição de panfletos e orientação aos motoristas e pedestres, no Jardim Dom José (Rua Avaré).
14h30 – Blitz educativa com distribuição de panfletos no centro da cidade, nos comércios, restaurantes, bares e hotéis.