Prefeitura retira centenas de garrafas pet e lixo do lago do Pq. Rizzo

30/04/2015 - 0:00
Prefeitura retira centenas de garrafas pet e lixo do lago do Pq. Rizzo

Uma quantidade enorme de garrafas pet (de refrigerantes e bebidas), além de chinelos, embalagens de alimento, papel, latas, plásticos etc. foi retirada do lago do Parque Francisco Rizzo na terça-feira (28/4). O trabalho foi executado pela equipe de limpeza da administração, que recolheu as impurezas por meio de barco.

Para se ter uma ideia da dificuldade de conservação de espaços públicos, em dezembro do ano passado uma ação havia recolhido tanto lixo na área do parque, que abarrotou uma caçamba.

Segundo o administrador do equipamento, o servidor público Jomar Silva dos Santos, a degradação é pior nos finais de semana, quando o Rizzo recebe de 10 a 12 mil usuários, que fazem piquenique e jogam os objetos no chão e no lago. “É o comportamento contrário do frequentador rotineiro, que é cuidadoso e não suja o parque”, declarou ele.

Além da manutenção e limpeza diária, o Pq. Rizzo tem 75 lixeiras e os quiosques e estabelecimentos de alimentação recolhem seu próprio lixo. Segundo Jomar, um trabalho criativo de orientação ambiental seria o melhor caminho para educar a população a ter boas práticas de conservação, para a sujeira não ficar recorrente no local.

O parque de 217 mil m² de área verde, que possui um grande lago que pode chegar a 30m de profundidade e com várias espécies de peixes, tornou-se uma importante opção de lazer da cidade e atrai moradores de outros municípios como Cotia, Itapecerica da Serra e Taboão da Serra. Nele, há muitos atrativos como pista de corrida e caminhada de 1.200m, parque infantil, academia de ginástica ao ar livre, brinquedoteca, biblioteca ambiental, viveiro de mudas e ponto de entrega de coleta seletiva. A administração do Rizzo é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Turismo.

Parque Francisco Rizzo
Endereço: rua Alberto Giosa, 320 (km 282 da Rodovia Regis Bittencourt)
Funcionamento: todos os dias, das 6h às 21h