Pró-Lar e Prefeitura possibilitam crédito para reforma de casas populares

14/12/2006 - 0:00
Pró-Lar e Prefeitura possibilitam crédito para reforma de casas populares

Já está disponível aos munícipes o programa Pró-Lar, que possibilita o financiamento de R$ 500,00 a R$ 5 mil para a compra de material de construção para ampliação e reforma de residências populares. Os critérios de acesso ao benefício são: renda familiar mensal de um a cinco salários mínimos; não ser proprietário de outro imóvel, além do vinculado ao financiamento; não ser mutuário ativo do Programa Habitacional da CDHU; não apresentar restrições junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC e SERASA). É necessário que o imóvel esteja localizado no município onde o cliente reside e ter IPTU regularizado junto à Prefeitura.

O Pró-Lar é um programa do Banco do Povo Paulista, do governo do Estado de São Paulo, com dinheiro do CDHU e financiamento feito pelo Banco Nossa Caixa. O programa existe desde 2003 e está implantado em 68 municípios paulistas. Em três anos, já foram liberados R$ 40 milhões e assinados 9.475 contratos. O convênio entre a Prefeitura da Estância Turística de Embu e o Pró-Lar foi assinado na quinta-feira (14/12), no gabinete do prefeito Prefeito, com as presenças de Ana Luiza dos Santos Teixeira, da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho; do vice-prefeito Roberto Terassi; Maria das Graças, presidenta da Câmara Municipal de Embu, o vereador José Raimundo; os secretários municipais Paulo Gianinni (Governo), Celma Fernandes (Cidadania); Roberta Maria dos Santos, coordenadora da Incubadora de Cooperativas, e dois agentes de crédito do Banco do Povo de Embu, que vão operacionalizar a abertura dos créditos junto à população.

Segundo Ana Luiza, após a assinatura do contrato na Nossa Caixa e o recebimento do Cartão Pró-Lar, o munícipe tem um prazo de 60 dias para fazer as compras nas lojas de materiais de construção credenciadas do município que possuam o cartão de débito Rede Shop. Após mais 30 dias, ele começa a pagar. A taxa de juros é de 0,5%, mas se ele pagar até o vencimento, pagará sem juros.

Os interessados devem comparecer à Casa do Empreender, R. Siqueira Campos, 100 – Centro, de 2a a 6a-feira, 8 às 17h, e procurar pelo Banco do Povo Paulista. Mais informações: 4704-2005.