Procon Embu das Artes: à disposição do cidadão

12/04/2017 - 11:17
Procon Embu das Artes: à disposição do cidadão

O Procon, vinculado à Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos,  orienta os consumidores em suas reclamações, informa sobre seus direitos e fiscaliza as relações de consumo. Ele funciona como um órgão auxiliar do Poder Judiciário, tentando solucionar, previamente, os conflitos entre o consumidor e a empresa que vende um produto ou presta um serviço. Ele é parte integrante do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

O Procon Embu realiza, em média 700 atendimentos por mês, número que cresce ano a ano.  Além de receber os munícipes, o órgão realiza reuniões regionais para o desenvolvimento de ações para o fortalecimento da política estadual de defesa do consumidor.

Entre as principais reclamações dos consumidores estão as cobranças indevidas e abusivas, demora na entrega de produtos, não cumprimento de oferta, desbloqueio de linha, parcelamento de débito, assistência técnica, garantia estendida, propaganda enganosa, dentre outras. A divulgação da lista das empresas mais reclamadas tem também o objetivo de orientar a população na procura por locais que respeitem as normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Procon Embu das Artes

Atendimento, consultas e reclamações