Procon encerra Mês do Consumidor com palestras de conscientização

31/03/2023 - 10:34
Procon encerra Mês do Consumidor com palestras de conscientização
Foto: Daniela Karin

Tratando-se de empréstimo consignado, todo cuidado é pouco. Num primeiro momento, a oferta pode ser tentadora, pois o dinheiro geralmente é liberado no mesmo dia, o prazo para pagamento é longo e a parcela tem valor fixo. Porém, o consumidor só se dá conta que pode ter caído numa cilada ao perceber que ele nunca consegue terminar de pagar. O público-alvo das operadoras de crédito são aposentados e pensionistas, que todos os dias são enganados por telefone ou mensagens de WhatsApp.

Esse assunto foi tema da palestra ministrada pela técnica de defesa do consumidor, Maria Aparecida de Oliveira, no evento do Procon Embu das Artes em celebração ao Mês do Consumidor, realizado no Centro Cultural Mestre Assis do Embu, na quinta-feira, 30/3. Ela reforçou que para contratar um empréstimo consignado com segurança é necessário estar atento e recomenda: contratar o serviço se realmente estiver precisando do dinheiro, ler todo o contrato antes de fechar o acordo e fazê-lo pessoalmente, nunca por telefone ou mensagem, dar preferência a bancos públicos ou ao próprio banco onde possui conta e se atentar a taxa mensal de juros que pode chegar a 24%. “Existem casos em que a pessoa tem um benefício de R$ 1.300 por mês e acaba recebendo apenas R$ 170 durante 5 ou 6 anos por conta da quantidade empréstimos que vai pegando. Tem muito idoso passando necessidade” – ressaltou.

O secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de Embu das Artes, Marcelo Ergesse, participou da mesa de abertura e fez um apanhado sobre a luta para incluir o direito do consumidor na Constituinte. “Na década de 90, quando fiz faculdade, eu não tive aula sobre direito do consumidor e pouco se falava no assunto”. Ergesse também reforçou que a cidade possui um Procon de referência e está bem organizado para atender as demandas. A coordenadora do órgão, Sarah Motta de Miranda, esclareceu que o Procon não é apenas para resolver problemas. “É também para orientar o consumidor e tirar as suas dúvidas sobre qualquer assunto antes de ele assinar um contrato” – disse.

Ao longo do dia, foram realizadas palestras sobre Neuromarketing, Educação Financeira e Economia Comportamental. A abertura do evento ficou por conta do Quinteto de Metais da Banda Municipal de Embu das Artes e o cerimonial contou com a presença de Mariana Matos, secretária-adjunta de Assuntos Jurídicos, Jéssica de Paulo Fernandes, diretora de Assuntos Jurídicos, Rosana Almeida, coordenadora do Centro de Convivência do Idoso (CCI), Carlinhos do Embu, secretário municipal de Cultura, vereadores Sander Castro e Betinho, servidores e moradores.

Procon Embu das Artes – Poupatempo

Av. Rotary, 3.483, Vila Perequê