Procon realiza pesquisa de preços de produtos natalinos na cidade

20/12/2017 - 12:14
Procon realiza pesquisa de preços de produtos natalinos na cidade

O Procon de Embu das Artes, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos, enviou agentes de Defesa do Consumidor a 10 mercados e supermercados da cidade para realizar uma pesquisa comparativa de preços dos produtos mais consumidos durante as festas de fim de ano. Foram visitados estabelecimentos em várias regiões da cidade, dentre elas: Jardim Santo Eduardo, Jardim São Marcos, Pq. Pirajuçara, Cercado Grande, Ressaca e Centro.

Os principais produtos pesquisados foram aqueles que geralmente não faltam na mesa dos brasileiros nesse período, tais como aves natalinas, pernil, panetones e bebidas. Quando comparados os preços de uma mesma marca de peru, foi encontrada uma variação de aproximadamente 25%. Em um dos estabelecimentos o valor do quilo era R$14,98, já em outro era R$19,99. Isso quer dizer que se o consumidor optar por uma ave de cinco quilos, a economia pode chegar a R$25.

Os preços das outras aves natalinas variaram em torno de 20%, sendo que a economia também pode passar facilmente de R$20. O pernil foi o produto dentro da categoria que sofreu menor variação, aproximadamente R$3 o quilo, mas dependendo do peso a economia pode ser significativa.

Nos panetones e afins, a variação foi ainda mais considerável. O preço cobrado pela mesma marca de panetone de 500g, variou entre R$14,50 e R$22,99, ou seja, quase 40%. Já o valor do fardo de cerveja de 269ml, com 15 unidades, da mesma marca, flutuou entre R$28,35 e 38,85, superando a marca de R$10 de diferença.

O diretor do Procon, dr. Érico de Melo, explica os objetivos da pesquisa: “Nós notamos no atendimento realizado diariamente que muitos consumidores ainda não veem a real importância de pesquisar preços antes de comprar. Isso vale para qualquer tipo de produto, ainda mais em tempos de festas, quando os apelos publicitários são intensificados e o trabalhador é agraciado com o 13º salário”. Além disso, a pesquisa dá publicidade à variação de preço, o que leva ao aumento da concorrência, beneficiando o consumidor.

Esse tipo de pesquisa é realizado anualmente em nível estadual, porém esse ano o Procon da Prefeitura de Embu das Artes decidiu fazer a pesquisa localmente, para que os consumidores da cidade fossem realmente beneficiados.