Programa deixa bairros mais verdes

13/08/2007 - 0:00
Programa deixa bairros mais verdes

A Prefeitura de Embu através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) acaba de lançar o Programa de Arborização Urbana, que envolve o plantio de árvores em diversos bairros. No Jardim Independência, às margens do córrego da avenida Tomaz Antonio Gonzaga foram transplantadas 32 árvores exóticas, do gênero ficus, recomendado para a região, e plantadas 20 espécies nativas brasileiras, entre elas ipês, quaresmeiras e jacarandás mimosos. O local é freqüentado por centenas de pessoas que diariamente fazem atividades físicas.

A rua Brasil, no Jd. Valo verde, recebeu 52 árvores de espécies de mata nativa. São aroeiras, araçás, quaresmeiras, ipês variados e outras. Todas as mudas possuem termo de compromisso ambiental e passam por tratamento no Viveiro Municipal, antes do plantio. A Secretaria de Serviços Urbanos e Limpeza Pública se encarrega da irrigação das plantas em média a cada cinco dias.

Ao observar a presença de muitas crianças e a falta de árvores no conjunto CDHU Embu K, a SEMA decidiu estender o plantio ao condomínio. Foram plantadas 14 mudas frutíferas, dentre elas pitangueiras, acerolas e goiabeiras. Em retribuição, os moradores se comprometeram a cuidar das árvores.

Dividido em  etapas, o programa prevê ainda cinco ações, uma por semana. Para aproveitar a época adequada, o plantio está sendo feito em agosto. A iniciativa da prefeitura prepara a celebração do Dia da Árvore, comemorado dia 21 de setembro.