Projeto ‘As Missões do SuperColetor’ leva educação ambiental a 720 estudantes

Alex Natalino
28/12/2022 - 11:41
Projeto 'As Missões do SuperColetor' leva educação ambiental a 720 estudantes

O projeto de educação ambiental “As Missões do SuperColetor” ocorreu de outubro a dezembro de 2022 na rede municipal de ensino de Embu das Artes, abrangendo 720 alunos das 4ª e 5ª anos do nível fundamental das escolas Paulo Freire, Valdelice Prass, Mauro Ferreira, Iodoque Rosa, Astrogilda e Jequitibá. Seus objetivos principais foram conscientizar os estudantes sobre a necessidade de destinar corretamente os resíduos sólidos produzidos pelo ser humano, incentivar a sustentabilidade ambiental por meio de práticas individuais e coletivas e orientar e estimular a criação de uma horta escolar.

Durante os meses, a iniciativa foi desenvolvida nas seguintes etapas: (1) contato e apresentação nas escolas; (2) cumprimento de atividades com a introdução de conceitos, promoção de teatro e brincadeiras lúdicas com o SuperColetor (um super-herói em quadrinhos com a missão de conscientizar as crianças sobre o meio ambiente) e entrega de gibi e material impresso; (3) orientação e preparação do espaço para a implantação de horta escolar e (4) premiação de concurso de cartazes confeccionados pelos alunos baseados no SuperColetor (escola vencedora após votação: E. M. Astrogilda).

A realização do projeto ocorreu numa parceria entre a Agência Municipal Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços de Limpeza Urbana (Amlurb) e Secretaria de Educação, ambas da Prefeitura de Embu das Artes, Grupo Enob e Ambiental Embu das Artes. No ano de 2023, ele deverá ser expandido para outras escolas municipais.