Projeto Desenvolver: prefeito entrega brinquedos para atendimento de 260 crianças

04/11/2014 - 0:00

As crianças do Projeto Desenvolver receberam, em 3/11, mais um reforço no atendimento feito no Centro de Atenção Especializada,  na Unidade Básica de Saúde (UBS), do Jardim Independência. O prefeito de Embu das Artes, Prefeito, entregou à diretoria da unidade equipamentos e brinquedos pedagógicos, como jogos de armar, bonecas, tapete de EVA e mesinha com cadeiras, doados pelo Fundo Social de Solidariedade, presidido por sua esposa Daniela Santos de Almeida Brito, numa ação coordenada pelas secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional.

“Só vocês sabem o que é educar uma criança com deficiência. Nós podemos servir de apoio para garantir mais qualidade de vida a vocês”, declarou o prefeito. Destacou que Embu das Artes, se comparada a outros municípios, vem realizando um bom trabalho no setor. Através do projeto Desenvolver cerca de 260 crianças são atendidas e não há fila de espera, o que indica que os pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde locais vêm sendo atendidas.

Isso inclui os filhos da dona de casa Catarina Rosa do Nascimento e do emoldurista Ronaldo de Oliveira Melo. Eles acompanhavam Juan, de 6 anos, e se declararam felizes pelo que viram. “Vai ser bom usar esses brinquedos para fazer os exercícios”, diz Catarina. As peças coloridas, que despertam o interesse de Juan – e provavelmente do irmão, que também passou pela UBS Independência, com a mesma dificuldade para falar, superou e hoje, com 13 anos, frequenta escola municipal –, não causam o mesmo efeito em Giovana, 5 anos, filha de Adriana Mercês, que prefere o preto, o branco, a ausência de cor. “Ainda não sabemos o que ela tem. Ela está fazendo os exames”, conta Adriana.

O projeto Desenvolver faz parte do Programa Saúde da Criança, é feito em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e tem o apoio da ONG Amigos do Projeto Desenvolver, que solicitou a compra dos brinquedos pedagógicos ao prefeito, que ficou muito feliz com a iniciativa e agradeceu o empenho da instituição. O projeto Desenvolver oferece atendimento multiprofissional e interdisciplinar (pediatra, neurologista, geneticista, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional), para diagnosticar e acompanhar crianças, de 0 a 6 anos, com risco de atraso no desenvolvimento e aquelas com atraso estabelecido, com ou sem doenças crônicas.

O Projeto é desenvolvido na UBS Independência, que, além de equipe especializada e outras equipes de atendimento, conta com Ambulatório de Fisioterapia e Clínica Especializada de Odontologia (CEO), e na UBS Centro, além de ter como suporte o Centro Educacional (CED) Armando Vidigal. Na gestão Prefeito, o Armando Vidigal, no Jardim São Marcos, passou por ampla reforma. Foi entregue à população em 2010, com novas salas e infraestrtura, incluindo centro hidroterápico, com piscina aquecida e hidromassagem.

Na entrega do material, estavam presentes a diretora da UBS Independência, Ana Cristina dos Santos Paes, a enfermeira Ana Paula da Silva Santos (responsável técnica), os médicos Fausto Martino (secretário adjunto Saúde) e Rosa Resegue F. da Silva (coordenação do Projeto Desenvolver pela Unifesp), a secretária de Assistência Social Trabalho e Qualificação Profissional, Roberta Santos.