Projeto Travessia Segura se consolida no município

17/03/2010 - 0:00
Projeto Travessia Segura se consolida no município

As atividades dos monitores do projeto Travessia Segura, inicialmente implantado com o nome Cidade Mais Segura, da Secretaria de Trânsito e Transporte, está se consolidando em Embu das Artes. O projeto tem o intuito de auxiliar o pedestre em portas de escolas e comércios, na hora da travessia, além de educar os condutores a terem mais respeito com os pedestres, colaborando para a redução de atropelamentos e mortes nas ruas da cidade.

Com um ano de implantação, o Travessia Segura conta, hoje, com 35 monitores de travessias. Eles ficam distribuídos em 12 pontos estratégicos da cidade, nos locais de grande circulação de veículos e pedestres. O projeto tem gerado grande aceitação por parte dos moradores da cidade, principalmente dos pedestres. “Os munícipes agradecem a cada travessia” – disse Maria Rosália da Silva, inspetora do projeto. Porém, ela ressalta que alguns condutores não respeitam os monitores e, às vezes, até xingam. “Os motoristas dizem que estão atrasados e que não podem esperar. Quem mais nos agradece são as mães quando vão buscar seus filhos na escola” – revela a inspetora.

Maria Rosália afirma que para ser um monitor é necessário ter muita atenção e estar apto a passar por situações adversas, além de ter postura calma para lidar com o humor dos pedestres e dos motoristas, entretanto,  a grande maioria gosta do trabalho que faz.