Projetos de Embu incluídos no PAC são apresentados ao Judiciário e MP

05/07/2007 - 0:00
Projetos de Embu incluídos no PAC são apresentados ao Judiciário e MP

O Poder Judiciário de Embu e o Ministério Público Estadual conheceram em detalhes os projetos de urbanização de loteamentos, saneamento e construção de moradias que serão desenvolvidos no município nos próximos três anos. As obras estão contempladas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) lançado pelo governo federal no início do ano.

Em reunião na quarta-feira (4/7), o prefeito Prefeito e o presidente da Pró-Habitação Geraldo Juncal Júnior apresentaram às juízas Bárbara Almeida, Denise Martins, Priscilla Oliveira e à promotora Flávia Teixeira, do Ministério Público Estadual, informações a respeito dos locais em que estão previstas as obras e como serão aplicados os recursos. Serão realizadas intervenções em todas as regiões de Embu, passando por áreas públicas e particulares. A projeção é de que aproximadamente 12 mil moradores sejam beneficiados diretamente. Segundo o prefeito, é importante que o Judiciário e o Ministério Público tenham conhecimento das ações do PAC no município para melhoria das condições de vida da população.

Os investimentos são superiores a R$ 80 milhões. Deste total, a maior parte, R$ 64 milhões, serão repassados pelo governo federal. Há ainda R$ 10,1 milhões em contrapartida da Prefeitura de Embu e R$ 9,7 milhões provenientes da Sabesp para as obras de saneamento.

Esse montante de recursos revela a importância do PAC no desenvolvimento de Embu, município com baixa renda per capita (cerca de R$ 600 por habitante) e uma população em torno de 250 mil pessoas. Para Prefeito, comparando-se a arrecadação anual da cidade, em torno de R$ 150 milhões, aos investimentos previstos no plano do governo federal, constata-se que “há um esforço e uma vontade política enormes para que as coisas aconteçam. É um sonho que tem de prosseguir para o desenvolvimento da cidade”, avaliou.

Tags: