Projetos unem Prefeitura e empresariado

20/04/2006 - 0:00
Projetos unem Prefeitura e empresariado

A idéia de que a união faz a força está se transformando em ações concretas no Embu das Artes. Num almoço para empresários convidados no último dia 12/4, o prefeito Prefeito apresentou dois projetos que promoverão melhor qualidade de vida para quem vive e trabalha na cidade.

Um deles trata da revitalização de uma área de mais de 23 mil metros quadrados, às margens do rio Embu-Mirim (responsável por 30% da água da represa Guarapiranga), no Parque Industrial Ramos de Freitas. O local antes ocupado irregularmente foi devolvido ao poder público após concluído processo de reintegração de posse aberto há mais de 17 anos. Orçado em torno de R$ 170 mil, o projeto urbanístico e paisagístico assinado pela arquiteta da Secretaria de Planejamento Graziela Gonçalves prevê uma praça de esportes com pista para corridas e caminhadas e equipamentos de ginástica. O outro projeto, interligado ao primeiro, planeja a construção de casas para as 17 famílias removidas da área. Cada moradia custa entre nove e 12 mil reais, de acordo com projeto arquitetônico da Companhia Pública Municipal ProHabitação. Em parceria, os moradores em regime de mutirão são responsáveis pela mão-de-obra na construção de suas casas. De acordo com o prefeito de Embu, "a área tinha ocupação irregular não pelas pessoas, mas pelas condições de vida. Por maior que seja o empenho, a Prefeitura não tem condições de transformar essa realidade sozinha. Não estamos transferindo responsabilidades, estamos chamando vocês para uma parceria", disse aos empresários.

Detalhados pelo presidente da ProHabitação, Geraldo Juncal Júnior, os projetos apresentados foram muito bem recebidos pelos empresários. Segundo Luís Antonio Oliveira, presidente da RFS América Latina (Radio Frequency System) a reunião superou suas expectativas. Um dos principais articuladores do encontro, o executivo observou que tinha um projeto mais modesto. Porém, aliando os esforços da iniciativa privada e do governo municipal, ambos com foco na responsabilidade social, os planos foram ampliados e "já deram certo", avalia. Para o vice-prefeito Roberto Terassi, foi dado "um importante passo para Embu ser uma cidade melhor para se viver e trabalhar".

A ocasião foi propícia para que os empresários fizessem alguns pedidos diretamente ao prefeito que assumiu o compromisso de atendê-los. Francisco Amante, da Propack, solicitou a intervenção do governo municipal em alguns pontos, tais como: recuperação ou troca do pavimento da primeira quadra do bairro, melhoria na sinalização, e remoção de postes mal instalados numa das vias de acesso ao Parque Industrial.

Participaram também do encontro os executivos Maria Cristina Nogueira e Mário Bittencourt (RFS), Leandro Campos (ACL Metais), Aba e Fabio Lewkowicz (Grupo Aba), Wilson Rabelo (ITW Chemical), Mario e Beatriz Vogel (Albras) e José Roberto Leme (Tratti Logística). Bauch & Campos, Minor e Terra Armada não puderam comparecer. Estiveram presentes ainda os secretários municipais de Cidadania e Assistência Social, Selma Fernandes; Educação, Rosimary Matos; Governo, Paulo Giannini; Planejamento, Walter Rocha; Saúde, Jorge Harada; Serviços Urbanos, Milton de Jesus e Turismo, Renato Gonda.