Rede Globo grava programa no aniversário da Feira de Artes

02/02/2015 - 0:00
Rede Globo grava programa no aniversário da Feira de Artes

A equipe do telejornal SPTV 1ª Edição (segunda a sábado, das 12 às 12h30), da Rede Globo de Televisão, esteve em Embu das Artes no dia 31/1 para realizar matéria sobre os 46 anos da Feira de Arte e Artesanato. Ao longo de meia hora de programa, foram três entradas ao vivo e entrevistas com artistas locais.

O caricaturista Jabes, há quase 20 anos na feira, foi escolhido pela equipe e fez um desenho do  repórter Philipe Guedes e um da apresentadora do jornal naquele sábado, Izabella Camargo, durante o programa: “Fiquei muito feliz em participar! Esse também é um grande momento para a Feira”, disse o caricaturista.

A equipe percorreu as principais ruas do Centro Histórico e contaram um pouco sobre a Feira e seus personagens. Entrevistado por Philipe,  Eduardo Takebaiashi, artista plástico que veio de Bauru há mais de 40 anos após conhecer o mestre terracotista Sakai, diz ter se encontrado na cidade: “Aqui eu vivo dos meus quadros, cada um é como se fosse um filho. Já nem tenho  ideia de quantos são, mas sei que tem quadro meu na China e na Austrália, por exemplo”.

A matéria sobre  Embu das Artes destacou que a cidade é um grande pólo de artistas e artesãos em São Paulo, sendo reconhecida, inclusive, mundialmente. A Feira, que nasceu em frente onde hoje é o Museu de Arte Sacra, também tem artistas de outros países, como Chile e Venezuela.

Um pouco da História

A Feira de Embu das Artes foi criada por Claudionor Assis Dias (1931/2006) – marceneiro que se tornou Mestre Assis (escultor, pintor, ator, bailarino e poeta) – com apoio de outros jovens artistas da época, como Raquel Trindade. Havia um forte vínculo entre a Praça da República, na Capital, que começou em 1956 e recebeu os hippies em 1960, e o Centro Histórico embuense. Muitos artistas e artesãos acabaram “migrando” para a então Embu, e por aqui se estabeleceram e criaram suas raízes. Hoje são mais de 700 expositores que produzem pinturas, esculturas, porcelanas, bijuterias, instrumentos musicais, estofados, cestarias, vestuários, rendados e uma série de objetos utilitários ou decorativos. Além disso, há também a Feira do Verde, com plantas e flores ornamentais.

Veja a matéria completa clicando aqui

A Feira de Artes e Artesanato pode ser visitada aos sábados e domingos, das 9 às 18h.

Veja como chegar:

De carro

Rodovia Régis Bittencourt BR116, Km 279 e 282
Rodovia Raposo Tavares SP 270

De metrô ou ônibus

Na estação Campo Limpo, da linha 5 – Lilás (Capão redondo – Santo Amaro) do metrô, sai o ônibus intermunicipal com o letreiro EMBU CENTRO que vai até o centro de Embu das Artes.

Em Pinheiros, no Largo da Batata, saem os ônibus da empresa Miracatiba (EMTU/SP) com o letreiro EMTU Engenho velho.

O ônibus executivo da Miracatiba (EMTU/SP) que sai do Anhangabaú no Centro de São Paulo, com o letreiro Embu das Artes, também leva você ao ponto mais próximo da Feira de Artes.