Secretaria de Trânsito e Transporte realiza grande operação de fiscalização

18/04/2009 - 0:00
Secretaria de Trânsito e Transporte realiza grande operação de fiscalização
Acessibilidade

Na sexta-feira (17), logo às 5h da manhã, a Secretaria de Trânsito e Transporte mobilizou 20 pessoas numa operação para fiscalizar os veículos de transporte de passageiros das duas empresas concessionárias e também do transporte escolar que atuam na cidade. Ao todo foram apreendidos 25 veículos e vários outros foram notificados por condições inadequadas de funcionamento dos carros e na documentação dos condutores. Devido ao grande número de denúncias registradas pela Controladoria Geral e pela própria Secretaria, a ação que já vinha sendo planejada foi executada de maneira a flagrar as irregularidades.

Entre os principais problemas apurados no comando estavam as más condições de conservação como pneus gastos, falta de extintores, equipamentos e defeitos mecânicos, além de motoristas sem a habilitação para condução de passageiros. “Nunca houve um comando desse porte, fazendo tantas apreensões e movimentando essa quantidade de funcionários, mas é uma ação fundamental com o objetivo de prevenir acidentes e garantir a segurança dos usuários”, afirma Francisco Carlos Pereira Silva. Segundo o secretário, não é admissível que ocorram acidentes como o que aconteceu no início de abril (veja texto abaixo), pondo em risco a vida dos cidadãos.

As peruas de transporte escolar apresentaram irregularidades na acomodação dos estudantes. A legislação determina que exista um cinto de segurança para cada criança, mas houve um caso em que havia 27 alunos numa van com 13 assentos. O Secretário alerta aos pais que observem as condições do veículo, exijam dos condutores a apresentação da habilitação específica para o transporte escolar e denunciem os casos, em benefício das crianças.

A Secretaria programa outros comandos e informa que serão frequentes para manter o transporte público em perfeitas condições nas sete linhas circulares, que têm uma frota de 157 veículos e transportam cerca de 50 mil pessoas por dia. Em breve também os táxis serão fiscalizados. A exemplo dessa ação, a estrutura montada emitirá as notificações no próprio local para exigir providências imediatas dos motoristas e retirar de circulação os veículos que não estiverem em plenas condições de prestar o serviço.

Acidente por falta de freios fere 14 pessoas

A falta de manutenção nos freios do veículo que fazia a linha circular do Jd. Batista ao Jardim Tomé causou o acidente que feriu 14 pessoas no dia 6 de abril, na rua Aymaré – Pq. Pirajuçara. A maioria dos passageiros sofreu ferimentos leves, mas dois deles tiveram o nariz fraturado com o impacto. O motorista perdeu a autorização para trabalhar e foi aberta uma sindicância para apurar a ocorrência e aplicar a devida penalidade.

----
Compartilhe nas redes sociais