Secretário de Turismo prestigia inauguração de campanário dos Arautos do Evangelho

26/01/2015 - 0:00

Representando o prefeito de Embu das Artes, Prefeito, o secretário de Turismo, Valdir Barbosa, compareceu ao complexo onde está instalada a entidade católica Arautos do Evangelho, entre as cidades de Embu das Artes e Cotia, para a inauguração do campanário da Basílica Nossa Senhora de Fátima.

Ao lado de outras autoridades, como Gabriel Chalita, secretário Estadual de Educação, José Renato Nalini, presidente do tribunal de Justiça de São Paulo e Fábio Meirelles, presidente da Federação das Associações Rurais do Estado de São Paulo (Faesp), Valdir Barbosa acompanhou o ato que teve início com “dobrar dos sinos” do Campanário, seguido pela Missa em Ação de Graças e encerrado com o concerto dos sinos de origem francesa.

A Igreja Nossa Senhora de Fátima começou a se construída em 2011 e recebeu o título de Basílica por cumprir requisitos como ser um edifício sagrado de culto, liturgia e arquitetura de especial destaque. Os 19 sinos da marca Fonderie Paccard, uma das mais tradicionais da Europa, são os primeiros da marca a serem instalados no Brasil e vêm agregar ainda mais beleza ao edifício.

Philippe Paccard, representante da Fundição Paccard, acompanhou a instalação dos sinos na Basílica e fez um breve discurso ao fim da inauguração: “Me sinto alegre e honrado por participar da inauguração dos sinos. Mesmo não estando presentes, minha esposa e meus filhos também compartilham dessa mesma alegria”.

Rota Harmonia

Com 300 lugares fixos e capacidade para mais 400 cadeiras extras, a Basílica Nossa Senhora de Fátima, é um dos atrativos da Rota Harmonia, itinerário que contempla  atrações turísticas de Embu das Artes, Cotia,  Itapecerica da Serra e Barueri.

De acordo com Valdir, a Basílica é um dos pontos que mais despertam o interesse dos participantes da Rota: “A integração com a Associação dos Arautos do Evangelho é fundamental, vemos nesse espaço, assim como em outros templos, um grande potencial de atração de turistas que procuram a cidade não só pela arte, mas pela questão religiosa ou pelos aspectos arquitetônicos e históricos. Esperamos criar um vínculo com esse público através dessa parceria”.

Para o padre Alex Barbosa de Brito, a rota tem contribuído para atrair mais visitantes ao local: “A vinda de visitantes tem crescido organicamente e a Rota Harmonia tem contribuído para isso. A Basílica está em fase de acabamento, esse é um lugar privilegiado de culto, projetado para conduzir as pessoas a Deus através do belo. As pedras usadas em sua construção são todas brasileiras e a expectativa é que a obra seja concluída em dois anos”.