Segurança no Trânsito é tema de palestra na Sipat

21/10/2015 - 0:00
Segurança no Trânsito é tema de palestra na Sipat

Dando andamento às atividades da 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), a Prefeitura de Embu das Artes realizou hoje, 21/10, no Centro Cultural Mestre Assis do Embu, a palestra “Comportamento e Segurança no Trânsito”, ministrada por Claudinei Niela Silva, coordenador de trânsito, da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes.

A Semana de Prevenção de Acidentes faz parte da programação em comemoração ao Dia do Servidor Público (28 de outubro) e visa sensibilizar os servidores para atitudes preventivas tanto no trabalho como na vida pessoal.

Segundo Claudinei, o objetivo da palestra foi instruir os condutores sobre comportamentos no trânsito, seguindo as leis em vigor e a promoção da segurança viária. Entre os temas abordados estiveram: evolução do código de trânsito, infrações mais comuns e conduta de fiscalização.

De acordo com os dados apresentados, cerca de 42 mil pessoas morrem em acidentes de trânsito no Brasil todos os anos, a maioria por desrespeitar as leis. Entre as infrações mais comuns estão: deixar de usar cinto de segurança, transitar em velocidade superior a permitida, dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança (ex. viseira levantada) e dirigir utilizando-se de telefone celular.

Claudinei também alertou os participantes para o fato das leis de trânsito serem criadas em esfera federal e para a necessidade do agente coibir a prática de infrações: “Nos treinamentos eu sempre falo: nós temos dois olhos para fiscalizar 250 mil munícipes e, em contrapartida, temos 500 mil olhos nos fiscalizando. Está previsto no Manual Brasileiro de Fiscalização, o dever do agente de autuar os atos de infração e as pessoas também cobram que a gente faça isso, elas também nos fiscalizam”.

O evento contou com a participação de 37 servidores públicos. Entre eles, Monica de Lurdes Bresciani, do Embuprev, que aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas sobre o assunto. Ouça o depoimento dela:

A palestra Comportamento e Segurança no Trânsito também será ministrada na Secretaria de Serviços Urbanos e Limpeza Pública, dia 23/10. Confira aqui a programa completa da Sipat.