Seminário encerra a semana do Meio Ambiente em Embu das Artes

16/06/2011 - 0:00
Seminário encerra a semana do Meio Ambiente em Embu das Artes

Embu das Artes realizou a 10ª Semana do Meio Ambiente. Dos dias 4 a 11/6, no Parque do Lago Francisco Rizzo, aconteceram oficinas para a observação de aves, limpeza e recuperação das margens do Rio Embu-Mirim, com a participação da empresa RFS e exposição das ilustrações de aves feita pela artista plástica Paloma Portela. O programa teve ainda a apresentação de projetos para a coleta e destinação adequada de resíduos sólidos nas cidades participantes do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud), cujo presidente é o prefeito de Embu das Artes, Prefeito.

O seminário foi o primeiro realizado pela Câmara Técnica de Meio Ambiente, constituída pelo Conisud. João Ramos, secretário do Meio Ambiente de Embu das Artes, ressaltou que essa semana serviu para que as seis cidades que integram o consórcio, além das convidadas, Cotia e Vargem Grande Paulista, tenham um único pensamento: “Demonstrar a união regional”.

Dos projetos apresentados no seminário, a preocupação é tentar reciclar 95% do lixo coletado e só descartar os rejeitos. Além disso, gerar empregos mais dignos aos catadores e obter fontes de energia limpa como o biogás e energia elétrica. Novos equipamentos de biometização que impedem o grande impacto ambiental são, portanto, os mais cotados e já utilizados em alguns países como França, Alemanha e outros.

Prefeito disse que a participação da sociedade civil, contribuindo com ideias e propostas nos espaços de debate para tentar resolver um problema tão sério como o tratamento de resíduos sólidos, é muito importante.

O evento contou com a participação de autoridades da região e da sociedade civil: Cida Maschio (prefeita de Juquitiba), Helton Rodrigues (chefe de Gabinete de Embu das Artes), Rosimary de Matos (secretária de Educação de Embu das Artes), Silvino Bomfim (presidente da Câmara Municipal de Embu das Artes), vereadores de São Lourenço e Itapecerica da Serra, José Ricardo e José Maria, respectivamente, José Aparecido da Silva (Ronaldo), presidente da Amlurb, Leandro Dolenc (presidente da Sociedade Ecológica Amigos de Embu), Luis Pires (secretário de Meio Ambiente de Itapecerica da Serra), Jumara Bocato (secretária de Meio Ambiente de São Lourenço da Serra) e dos representantes do Instituto de Embu de Sustentabilidade, da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento e da ACISE, José Batista, João Carlos Pimentel, Hillmann Albrecht, respectivamente.

As palestras

No encerramento das atividades da Semana do Meio Ambiente, o seminário: “Resíduos Sólidos: Desafios e Perspectivas para a Região Sudoeste” foi a principal atividade do dia. Como dinâmica, Karina Melo, representante da empresa Ziguia Engenharia, apresentou a tecnologia para tratamento dos resíduos orgânicos a ser implantada em Embu das Artes. O professor e consultor Elcires Pimenta, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP), mostrou as experiências aplicadas em São Bernardo do Campo, completando o quadro das várias fases do processo de coleta até que o “lixo” chegue ao seu destino final.

A sociedade civil pode debater de maneira rica no seminário. Um dos pontos altos da palestra foi a apresentação de Mara Lucia Sobral, representante do Movimento Nacional de Catadores, contestando sua maior preocupação – “os catadores de lixo ficarem sem emprego”, por conta das novas tecnologias que estão surgindo no mercado. “Isso precisa ser discutido junto com a nossa classe”, completa.

Para finalizar, Carlos Henrique Andrade de Oliveira, consultor do Ministério do Meio Ambiente, apresentou a legislação federal a ser cumprida, inclusive chamando a atenção do curto espaço de tempo que os municípios têm para implantar uma tecnologia adequada para a coleta dos resíduos. Após a apresentação dos palestrantes, um debate foi aberto para esclarecer todas as dúvidas que surgiram durante as palestras.

João Ramos aproveitou para agradecer a presença de todos e disse: “As palestras foram ricas e esclarecedoras. A câmara técnica se preocupou em trazer uma visão das novas tecnologias e da legislação federal. Foi um debate de alto nível”, concluiu.

Todas as propostas apresentadas serão reunidas em um único documento para ser enviado ao Conisud.