Servidores discutem preparativos para Seminário de Resíduos Sólidos

15/05/2014 - 0:00
Servidores discutem preparativos para Seminário de Resíduos Sólidos

Um encontro organizado pela Agência Municipal Reguladora e Fiscalizadora do Serviço de Limpeza Urbana (Amlurb) reuniu ontem (14/5), servidores de diferentes segmentos para a discussão dos preparativos para o Seminário de Resíduos Sólidos que será realizado em junho, na cidade.

A equipe, composta em maioria por profissionais da educação, se ateve a tópicos como conscientização, estratégia, integração e formação continuada. De acordo com o presidente da Amlurb, João Ramos, o encontro preconiza o acompanhamento e a implantação de políticas públicas que regulamentem o setor de resíduos sólidos no município.

João Ramos também ressaltou que a cidade recebe um extenso volume de descartes clandestinos em áreas cada vez mais próximas aos centros urbanos, o que além de propiciar o surgimento de doenças, causa um sentimento de exclusão aos cidadãos: “O Governo está atento e preocupado com essas questões, mas não dá conta de resolvê-las sem o apoio dos cidadãos. É preciso identificá-las e questionar o que nós, como cidadãos, podemos fazer para ajudar”.

O secretário de Educação, Paulo Vicente dos Reis, também acompanhou a reunião e exaltou o papel e a função da educação em todo o processo, lembrando a importância do trabalho conjunto e a necessidade de quebrar paradigmas. Fazendo referência ao pensamento do teólogo e escritor Leonardo Boff, Paulo Vicente afirmou que a melhor forma de cuidar de si mesmo é cuidar das questões que envolvem o ecossistema.

A reunião também contou com a presença da pesquisadora Maria Isabel Gonçalves Correa Franco que, além de ajudar na organização do seminário, irá colaborar na elaboração dos cursos de formação continuada que ocorrerão após o evento. Isabel Franco argumentou sobre a importância de romper com os dualismos e do resgate emocional, para a concepção de olhar diferenciado sobre os resíduos.

O Seminário de Resíduos Sólidos ocorrerá dia 5 de junho, das 9 às 12h,  na Câmara Municipal de Embu das Artes. O encontro antecede a entrada em vigor da Lei Federal nº 12. 305/2010 e tem por objetivo a discussão temática de resíduos sólidos e a implantação de políticas municipais para a promoção de um manejo adequado, voltado ao ganho ambiental e a possibilidade de geração de renda.