Sete anos de gestão: mais de 30 mil empregos

07/12/2007 - 0:00
Sete anos de gestão: mais de 30 mil empregos

A administração Prefeito também avançou na geração de emprego e renda. A Prefeitura registra maior número de empresas abertas no município, mais lojas comerciais, agências bancárias, inclusive nos bairros, lotéricas, supermercados e cinemas. As empresas de grande porte instaladas ou em fase de implantação no Embu resultam em 4.090 novos postos de trabalho e as inúmeras obras realizadas pela Prefeitura geraram mais de 6.000 empregos diretos e indiretos. O Governo Municipal contratou para seus quadros 2.053 servidores. Desde 2001, a Frente de Trabalho é fonte de renda para mais de 7.000 embuenses e o PAT Embu recolocou 6.025 moradores da cidade no mercado de trabalho.

A gestão do prefeito Prefeito está na rota do desenvolvimento com políticas públicas de caráter social, econômico e cultural que têm aproveitado oportunidades como a solidez econômica do Governo Lula e a construção do Rodoanel para dar um salto na melhoria da qualidade de vida da população.

Com mais de 237 mil habitantes, Embu é um exemplo de como o trabalho cooperado e em parceria pode trazer resultados positivos para o município. Criada em 2001, a Incubadora de Cooperativas gerou renda para 885 famílias, incluindo socialmente 4.425 pessoas; ampliou de 150 para 885 o número de associados ou cooperados, e desenvolveu a cultura cooperativista na comunidade. O projeto ganhador de vários prêmios hoje tem18 segmentos, que vão da confecção, aos alimentos, guardadores de carros, até construção civil, catadores de material reciclável, profissionais de turismo e a Casa do Artesão, entre outros.

Cresce número de empresas
Além do estímulo ao empreendedorismo, a Prefeitura investe nas micro e pequenas empresas como alternativa de geração de emprego e renda. O número de empresas abertas desse porte passou de 416 em 2005 para 604 no ano passado e até agosto deste ano foram 423. Nestes números incluem-se as que funcionavam na ilegalidade e que a partir da Campanha Tô Legal em Embu, lançada em 2005, foram regularizadas.

Na Feira de Embu das Artes, dos 500 expositores que apresentam seus produtos a turistas nacionais e internacionais, 266 são artesãos e artistas moradores de Embu, regulamentados pela Lei da Feira que determina que 80% das vagas de expositores sejam para residentes locais.

Em abril deste ano, a rede de supermercados Compre Bem, do grupo Pão de Açúcar, inaugurou uma nova unidade no centro de Embu. A loja com 2.400 m² recolocou 200 munícipes no mercado de trabalho, processo agilizado pelo PAT Embu.