Tarifa Social de Energia Elétrica

11/08/2011 - 0:00
Tarifa Social de Energia Elétrica

Até o fim do ano, as 5.018 famílias carentes do município serão integradas ao Cadastro Único, para ter direito à Tarifa Social de Energia Elétrica, que oferece desconto de até 65% sobre o valor da conta de luz. Cerca de 200 agentes da AES Eletropaulo estão sendo treinados para realizar pesquisa visitando a casa de cada um desses moradores. As inscrições também podem ser feitas nas seis unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, mas as pessoas que se inscreverem no Cras serão visitadas em casa pelos agentes. Quem já tem desconto na conta de luz também precisa se inscrever no Cadastro Único, para continuar tendo direito ao benefício.

Ao visitar as famílias, nos diversos bairros da cidade, para obter ou conferir dados, os agentes da AES Eletropaulo estarão uniformizados e portando documentos de identificação. As famílias incluídas no Cadastro Único passarão a ter direito a descontos na sua conta de luz todo mês, com a Tarifa Social de Energia Elétrica. O Cadastro Único é banco de dados com informações sobre quem são e o que precisam as famílias brasileiras carentes. Além da Tarifa Social de Energia Elétrica, ele é utilizado para os programas Bolsa Família e Carteira do Idoso.

A realização do cadastramento das famílias, com renda por pessoa de R$ 272, 50 (meio salário mínimo), é resultado do Termo de Cooperação assinado pelo prefeito de Embu das Artes, Prefeito, com a AES Eletropaulo.

Para o cadastramento, tanto com os agentes quanto no Cras, a família deve apresentar os seguintes documentos: CPF das pessoas da família que tiverem esse documento. Pelo menos um dos membros da família tem de apresentar o CPF e se tornará responsável pela família no Cadastro Único. Se ninguém tiver o CPF, o responsável pela família pode apresentar  o Título de Eleitor ou, caso não o tenha, a Carteira de Identidade, a Carteira de Trabalho ou a Certidão de Nascimento. A conta de luz é comprovante de endereço da família, que também terá de mostrar o comprovante de matrícula das crianças na escola ou então o nome da escola de cada criança.