Transportes: Embu das Artes sediará Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes

27/03/2008 - 0:00
Transportes: Embu das Artes sediará Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes

Programada para os dias 3 e 4 de abril, das 8 às 17h, a 39ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes de Transporte Urbano e Trânsito será no Hotel Rancho Silvestre e terá como temas os 10 anos do Código Brasileiro de Trânsito e propostas de mudanças, condições das estradas estaduais, fiscalização de moto-frete, planilha tarifária, sinalização vertical, Rodoanel Mário Covas, projetos sobre o setor na Assembléia Legislativa e combustíveis alternativos para o transporte público. A organização do evento espera receber cerca de 200 participantes.

O prefeito da Estância Turística de Embu, Prefeito, participará da solenidade de abertura, juntamente com Paulo Giannini, secretário de Governo, responsável na administração municipal pela Divisão de Transporte e Tráfego Urbano, Patrícia Pereira Veras, secretária de Transporte e Trânsito de Guarulhos e presidente do Fórum Paulista. Também foram convidados Luiz Carlos Bueno de Lima, secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (SeMob), e Alfredo Peres da Silva, diretor geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), ambos, órgãos vinculados ao Ministério das Cidades. A ANTP estará representada por seu presidente, Ailton Brasiliense Pires.

Os trabalhos começam no dia 3 de abril, às 8h, com uma apresentação a respeito da cidade de Embu das Artes, pelo secretário Paulo Gianinni, Em seguida, haverá um Balanço de 10 Anos do Código de Trânsito Brasileiro, com coordenação de Renato Gianolla, secretário de Transportes e diretor presidente da Urbes de Sorocaba, com exposição a cargo de Ailton Pires.

Na parte da tarde, haverá uma palestra técnica, aberta a pessoal especializado do setor e outros convidados, com exposição a cargo de Adolfo Mendonça sobre o Sistema de Informações da Mobilidade Urbana, da ANTP, que acaba de emitir três novos relatórios, com base em dados referentes a 2006.

Na Reunião dos Secretários e Dirigentes estarão em debate, entre outros, os seguintes temas: Propostas de alteração do Código de Trânsito Brasileiro, com a relatora Roberta Martin (Tatuí); Estradas Estaduais, com Rogério Alves (Campinas), Planilha tarifária, com Celso Bersi (Sorocaba) e Fiscalização de moto-frete, a ser relatado por Rogério Crantschninov (Santos). Haverá ainda uma discussão sobre a Resolução nº 180 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 26 de agosto de 2005, que aprova o Volume I – Sinalização Vertical de Regulamentação, do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito e informes dos grupos de trabalho do Fórum Paulista.

Os trabalhos prosseguem no dia 4 com várias sessões técnicas até o final da tarde.

Data: 3 e 4 de abril de 2008
Local: Hotel Rancho Silvestre